02 Fevereiro de 2018 | 16h56 - Actualizado em 02 Fevereiro de 2018 | 16h42
Cuando Cubango: Angolanos devem honrar heróis do 4 de Fevereiro
Menongue - A vice-governador do Cuando Cubango para os sectores político, social e económico, Sara Luísa Mateus, considerou na quinta-feira necessário que os angolanos cumpram com zelo e dedicação as suas incumbência para honrar os heróis do 4 de Fevereiro de 1961.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Cuando Cubango: Sara Luísa Mateus vice-governadora
Foto: Armando Morais
A responsável falava na abertura das actividades comemorativas do 57º aniversário do Início da Luta Armada de Libertação Nacional - 4 de Fevereiro de 1961.
Para a vice-governadora, “De formas a honrar os heróis do 4 de Fevereiro é necessário que cada jovem, adulto, político, autoridade tradicional, eclesiástica e todas as forças vivas da sociedade, cumpram com zelo e dedicação a missão que lhe for incumbida.
Sara Luísa Mateus sublinha que as novas gerações devem ser motivadas a participar, de forma activa, no processo de criação de condições para a melhoria da vida da população, no desenvolvimento do país e na consolidação do Estado Democrático e de Direito.
“Em obediência ao lema - Gloria Eterna aos Heróis da Pátria - os valorosos combatentes que deram o melhor de si, para o alcance da liberdade do povo angolano, representam o orgulho de todos, por isso, devem ser eternamente lembrados e os seus actos de coragem devem continuar a nortear todas as acções das gerações presentes e futuras”, ressaltou.
De acordo Sara Luísa Mateus, o 4 de Fevereiro de 1961 constitui num marco importante da luta dos africanos contra o jugo colonial, dando continuidade da tradicional resistência à ocupação que vinha desde os seculos XVI e XVII, conduzidos por Ngola Kiluanje, Njinga Mbandi, Mandume-Ya-Ndumefayo e outros.
Disse igualmente que data constitui um marco indelével na história da resistência ao regime colonial-fascista português, para o alcance da independência nacional, a 11 de Novembro de 1975.
Recordou que as prisões e outros maus tratos a vários angolanos levaram alguns nacionalistas a organizarem-se para a luta de libertação, como Paiva Domingos da Silva, Imperial Santana, Virgilho Sotto Maior, Neves Bendinha (já falecidos e outros).
Para saudar a efeméride, ao nível da província foram agendadas várias actividades culturais, recreativas e desportivas, destacando-se palestras, conferências, debates, entre outras que visam realçar a importância do 4 de Fevereiro, no paradigma político e social de Angola.
Assuntos Efeméride Política Província » Cuando Cubango
Leia também
- 05/02/2019 05:43:18
Pinda Simão enaltece sacrifício dos nacionalistas
Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, enalteceu o empenho dos heróis de 04 de Fevereiro, que deram à sua vida e consentiram sacrifícios para o alcance da independência nacional.
- 05/02/2019 00:46:39
Município de Camacupa ganha novas infraestruturas sociais
Camacupa - A população do município de Camacupa, província do Bié, ganhou novas infra-estruturas sociais, inauguradas segunda-feira no quadro das celebrações do Dia do início da Luta Armada.
- 04/02/2019 16:37:21
Inauguração de vários empreendimentos marca 53º aniversário do início da Luta Armada
Camanongue - A inauguração de um Jango para os antigos combatentes e veteranos da pátria e do Centro Infantil Comunitário (CIC), hoje, segunda - feira, na sede municipal de Camanongue, pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, marcou as comemorações do 53º aniversário do início da luta armada em Angola.
-
04/02/2019 14:06:33
Ministro pede união aos angolanos
Cabinda - O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, pediu nesta segunda-feira, em Cabinda, que os angolanos tenham união e força para vencer os desafios, seguindo o exemplo, a bravura e determinação dos heróis do 4 de Fevereiro de 1961.