Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

03 Fevereiro de 2018 | 20h20 - Actualizado em 03 Fevereiro de 2018 | 20h20

Governo do Zaire apela ao respeito mútuo e espírito de tolerância

Mbanza Kongo - O Governo provincial do Zaire, através de uma exortação tornada pública hoje, sábado, em Mbanza Kongo, no quadro do 57º aniversário do início da luta armada de libertação nacional (4 de Fevereiro) apela ao respeito mútuo e espírito de tolerância entre os angolanos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o documento, a que a Angop teve acesso, pela sua importância histórica, a celebração dessa data deve envolver todos os filhos desta Pátria, com vista a reforçar o sentido patriótico e enaltecer os valores da liberdade, paz e solidariedade, assim como mobilizar os cidadãos para a ingente tarefa da reconstrução nacional.

A nota refere ainda que, passados 57 anos desde o início da luta armada de libertação nacional, os sacrifícios consentidos pelos angolanos devem ser transformados e aplicados nos diversos sectores da economia para a busca do bem-comum.

Acrescenta que, a necessidade de transmitir os factos históricos relacionados com a efeméride e a promoção do respeito pelos símbolos nacionais às gerações vindouras deve continuar a nortear os angolanos, transformando as armas de ontem em arados agrícolas para a diversificação da economia nacional.

O exemplo dos heróis daquela gesta patriótica, prossegue a nota, deve servir de incentivo para as novas gerações de angolanos, motivando-os a participar de forma activa e construtiva no projecto que visa catapultar o país a níveis de desenvolvimento que permitam elevar o bem-estar da população e consolidar o estado democrático e de direito.  

De acordo ainda com a exortação, o processo de mudanças históricas, sobretudo decorrentes das eleições gerais de 23 de Agosto de 2017, não pode ser visto como um acto isolado, mas sim de uma longa trajectória de luta em prol da liberdade, por um lado, e da união por outro, de todos os angolanos, premissas fundamentais para o desenvolvimento do país nos mais variados domínios.

O acto provincial decorre no município do Soyo, zona costeira da província do Zaire.

Leia também
  • 21/03/2018 19:02:26

    Centro de Cacuso inicia formação de polícias

    Malanje - Quinhentos ex-desmobilizados das Forças Armadas Angolanas (FAA) serão formados, a partir de Abril próximo, no Centro de Formação Básica Regional Norte da Polícia Nacional, localizado no município de Cacuso, com vista a ingressar na corporação, no âmbito do arranque do processo instrutivo do referido centro.

  • 21/03/2018 12:17:48

    Político considera fundamental conhecimento da história

    Lubango - A necessidade dos jovens conhecerem a história de Angola, incluindo as principais batalhas para a independência nacional e conquista da paz, foi defendida na terça-feira, na província da Huíla, pelo segundo secretário municipal do MPLA no Lubango, Augusto Kwanga.

  • 20/03/2018 18:45:24

    Comandante apela combate cerrado à imigração ilegal

    Mbanza Kongo - O comandante provincial do Zaire da Polícia Nacional, Manuel Gouveia, recomendou hoje, terça-feira, em Mbanza Kongo, um combate cerrado à entrada ilegal de estrangeiros no território nacional.

  • 19/03/2018 16:37:40

    Zaire: Detidos cidadãos da RDC por tráfico de criança

    Mbanza Kongo - Dois cidadãos da República Democrática do Congo, designadamente Salakiaku Eduardo e Mbundu Marie, de 18 e 43 anos de idade respectivamente, foram detidos neste final de semana, no município de Mbanza Kongo (Zaire), por suposto tráfico de criança.