Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Fevereiro de 2018 | 09h15 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 10h41

Ministro das Relações Exteriores do Brasil está em Luanda

Luanda - O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, chegou na manhã desta sexta-feira, a Luanda, para uma visita de trabalho de 24 horas, no quadro do reforço das relações de cooperação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeiras de Angola e do Brasil

Foto: Tarcísio Vilela

O chefe da Diplomacia brasileira, que encabeça uma delegação composta por nove funcionários seniores do Governo, será recebido, ainda esta manhã, pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, com quem deverá analisar assuntos de interesse bilateral e da actualidade político-diplomático da arena mundial.

A seguir a audiência, Aloysio Nunes e a delegação que o acompanha deverão manter um encontro de trabalho com a delegação angolana, para a assinatura de três instrumentos jurídicos, designadamente dois Protocolo de Entendimento e um Memorando de Entendimento.

No final da manhã desta sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores será recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço.

O Programa da deslocação de Aloysio Nunes a Angola inscreve ainda uma visita de cortesia ao ministro das Finanças, Archer Mangueira, e ao Centro Cultural Brasil/Angola. 

A República de Angola e a República Federativa do Brasil estabeleceram relações diplomáticas em Novembro de 1975, sendo este o primeiro país a reconhecer a independência de Angola.

Em 1980 foi assinado o Acordo Geral de Cooperação económica, Técnico-Científica e Cultural, que constitui a base fundamental para o desenvolvimento da cooperação entre os dois Estados.

As relações bilaterais entre os dois países registaram uma nova dinâmica, relevante e abrangente durante o mandato do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, tendo os dois governos assinado o Acordo de Parceria Estratégica, em Junho de 2010.

Assuntos Cooperação  

Leia também
  • 06/02/2019 03:02:01

    Presidente italiano inicia programa de visita a Angola

    Luanda - O Presidente da Itália, Sergio Mattarella, inicia hoje, quarta-feira, o programa de visita a Angola com um encontro à porta fechada como o seu homólogo angolano, João Lourenço.

  • 05/02/2019 22:46:17

    Angola e Suécia querem ampliar oportunidades de negócios

    Estocolmo - Empresários, diplomatas e representantes de sectores oficiais de fomento comercial de Angola e da Suécia participam, quinta-feira, em um seminário de negócios denominado “Tempo para aumentar as actividades de negócios em Angola”, que terá lugar na capital sueca (Estocolmo), com objectivo de ampliar a oportunidades de negócios.

  • 05/02/2019 19:56:08

    PR italiano já em Luanda para visita de três dias

    Luanda - O Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, encontra-se desde as primeiras horas da noite de hoje (dia 05) em Luanda, a convite do homólogo angolano, João Lourenço, para, entre outros assuntos, analisar e aprofundar as relações bilaterais com Angola.

  • 05/02/2019 17:02:49

    RDC considera legítima protecção da riqueza de Angola

    Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, reconheceu, nesta terça-feira, em Luanda, legitimidade de Angola na protecção da sua riqueza, face à exploração de estrangeiros ilegais.