Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Fevereiro de 2018 | 14h07 - Actualizado em 09 Fevereiro de 2018 | 14h07

Representante da ONU exalta papel de Angola na busca da paz

Luanda - O empenho de Angola e do Presidente João Lourenço na procura da paz para a região da África central, em particular para a República Democrática do Congo (RDC), foi exaltado hoje, em Luanda, pelo chefe do escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) para a referida zona do continente.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Chefe do escritório regional da ONU para a África Central, François Lounceny Fall

Foto: Cortesia de Rogério Tuty/Edições Novembro

François Lounceny Fall falava à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, no final da visita de 24 horas a Angola, depois de ter sido recebido em audiência, quinta-feira, pelo Chefe de Estado angolano, com quem tratou de assuntos ligados a situação da paz e estabilidade política na região central e austral de África.

De acordo com o diplomata, o encontro foi muito positivo, pois foram abordados assuntos que preocupam a região, em particular o caso da RDC e RCA, tendo-se mostrado satisfeito com o resultado da visita.

O enviado especial do secretário-geral da ONU manifestou igualmente satisfação pela iniciativa dos presidentes de Angola e do Congo, que em breve se reúnem, em Kinshasa, numa cimeira tripartida, a fim de tratar da questão da pacificação da RDC.

A propósito, disse estar confiante no empenho dos presidentes João Lourenço e Denis Sassou Nguessou, para se encontrar uma solução pacífica para a situação, acrescentando que preocupam, sobretudo a ONU, os casos da RDC e RCA.

"É um grande desafio garantir a paz na África central e austral, mas com trabalho conjunto, empenho de todos e com a experiência de Angola, a paz poderá ser alcançada na RDCongo", enfatizou.

De Luanda, o representante da ONU rumará para Addis-Abeba, Etiópia, onde cumpre missão idêntica, antes de regressar à Libreville (Gabão), sede dos escritórios.

A apresentar cumprimentos de despedida estiveram, no aeroporto, o representante residente do sistema da ONU em Angola, Pierri Baladelli, entre outros diplomatas nacionais e estrangeiros.  

Assuntos Cooperação   ONU  

Leia também
  • 06/02/2019 03:02:01

    Presidente italiano inicia programa de visita a Angola

    Luanda - O Presidente da Itália, Sergio Mattarella, inicia hoje, quarta-feira, o programa de visita a Angola com um encontro à porta fechada como o seu homólogo angolano, João Lourenço.

  • 05/02/2019 22:46:17

    Angola e Suécia querem ampliar oportunidades de negócios

    Estocolmo - Empresários, diplomatas e representantes de sectores oficiais de fomento comercial de Angola e da Suécia participam, quinta-feira, em um seminário de negócios denominado “Tempo para aumentar as actividades de negócios em Angola”, que terá lugar na capital sueca (Estocolmo), com objectivo de ampliar a oportunidades de negócios.

  • 05/02/2019 19:56:08

    PR italiano já em Luanda para visita de três dias

    Luanda - O Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, encontra-se desde as primeiras horas da noite de hoje (dia 05) em Luanda, a convite do homólogo angolano, João Lourenço, para, entre outros assuntos, analisar e aprofundar as relações bilaterais com Angola.

  • 05/02/2019 17:02:49

    RDC considera legítima protecção da riqueza de Angola

    Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, reconheceu, nesta terça-feira, em Luanda, legitimidade de Angola na protecção da sua riqueza, face à exploração de estrangeiros ilegais.