Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Fevereiro de 2018 | 12h24 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2018 | 13h01

Angola participa na reunião entre SADC e ONU

Nova Iorque - Angola participa nesta quarta-feira, em Nova Iorque, na segunda reunião de engajamento entre a SADC e as Nações Unidas, destinada a reavaliação da capacidade operacional da Brigada de Intervenção (FIB, na sigla em inglês) na República Democrática do Congo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Chefe de Estado-Maior General das FAA, Geraldo Sachipengo Nunda

Foto: Pedro Parente/Arquivo

Segundo o Serviço de Imprensa da Missão Permanente da República de Angola junto das Nações Unidas em Nova Iorque, a delegação angolana, que se encontra nos Estados Unidos da América, é liderada pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Geraldo Sachipengo Nunda.

O encontro visa a análise do cumprimento das recomendações saídas da reunião de engajamento realizada no dia 10 de Julho de 2017, em Nova Iorque, que teve como objectivo o aprimoramento das capacidades operacionais dessa brigada, para garantir a estabilidade no Leste da RDC e a paz em todo o país e na região.

A FIB é um mecanismo da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da RDC (MONUSCO), composto por efectivos de três Estados-Membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), designadamente, África do Sul, Malawi e Tanzânia.

Além de Angola - Presidente do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da SADC -, farão parte da reunião a Dupla Troika da Organização sub-regional (África do Sul, Namíbia, Zâmbia e Swazilândia), os Países Contribuintes de Tropas à MONUSCO-FIB (África do Sul, Malawi e Tanzânia) com o Departamento de Operações de Manutenção de Paz (DPKO) da ONU.

A reunião vai procurar formas de melhorar a concertação entre a MONUSCO e a FIB para desempenhar devidamente o seu papel operativo com vista a neutralização das forças negativas na RDC, tendo em consideração a realização das eleições neste país, previstas para Dezembro do corrente ano.

A anteceder a reunião de engajamento, a Dupla Troika e os Países Contribuintes de Tropas à MONUSCO-FIB realizaram na terça-feira, na Missão Permanente de Angola junto da ONU, um encontro de coordenação com o Secretariado da SADC.


O encontro foi presidido pela África do Sul, na qualidade de presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e co-presidida por Angola, presidente do Órgão para a Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC.

Assuntos Angola   ONU   Reunião   SADC  

Leia também
  • 14/02/2018 12:07:29

    PR chega a Kinshasa para cimeira tripartida

    Kinshasa (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, desembarcou hoje, quarta-feira, em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), para participar numa cimeira tripartida ao lado dos homólogos do país anfitrião, Joseph Kabila e do Congo, Dennis Sassou Nguesso.

  • 10/02/2018 12:28:22

    PR homenageia ex-segundo comandante da MGA

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, rendeu hoje (sábado) homenagem ao ex-segundo comandante da Marinha de Guerra (MGA), Augusto Sebastião Lopes "Roca Mónita", falecido por doença, terça-feira (6), em Luanda.

  • 10/02/2018 09:30:05

    Quatro de Fevereiro e diplomacia presidencial constituem destaques

    Luanda - As comemorações alusivas ao 57º aniversário do início da luta armada de libertação nacional, a indicação de nove embaixadores e as actividades diplomáticas do Presidente da República dominaram o noticiário político desta semana.