Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Fevereiro de 2018 | 16h32 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2018 | 19h04

Hungria investe USD 172 milhões em Angola

Luanda - Cento e 72 milhões de dólares serão investidos nos mais variados sectores, nos próximos tempos, por empresas da Hungria que operam no território angolano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria, Péter Szijjárto

Foto: Pedro Parente

Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, recebe ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria

Foto: Pedro Parente

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, em Luanda, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria, Péter Szjjárto, à margem de uma audiência concedida pelo vice-presidente da República, Bornito de Sousa, no quadro da visita de trabalho de 24 horas a Angola.

Segundo o governante, a verba foi disponibilizada pelo Exibank da Hungria, através de uma linha de crédito, para apoiar os investimentos em Angola.

Péter Szjjárto disse que as trocas comerciais entre Angola e Hungria aumentaram 16 vezes, sem precisar o valor das respectivas trocas.

Informou que a cooperação económica predomina nos sectores da agricultura e da energia.

O ministro anunciou ainda que os dois países vão cooperar no sector da defesa e segurança, sublinhando que militares angolanos poderão ser formados na Academia Militar de Budapeste (Hungria), em especialidades a serem definidas por Angola.

"A Hungria faz muito esforço para a protecção da fronteira", referiu o governante, para quem Angola pode beneficiar nesta vertente.

Péter Szjjárto anunciou que o seu país vai continuar a cooperar no domínio da educação, com o aumento para 50 do número de bolsas de estudo para angolanos.

Anualmente, a Hungria concedia 20 bolsas de estudo para formação superior de cidadãos angolanos.

Acordo

Ainda nesta quarta-feira, dois instrumentos jurídicos foram rubricados entre Angola e a Hungria, nos domínios da agricultura e da formação superior. Eeste último envolve o Instituto Superior de Relações Internacionais "Venâncio da Silva de Moura" e o Instituto de Relações Internacionais do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Hungria.

Durante a sua permanência em Angola, o ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria vai encontrar-se com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, com os ministros da Energia e Águas, do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e Inovação, entre outras entidades.

As relações entre as repúblicas de Angola e da Hungria foram formalmente  estabelecidas em Abril de 1977, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económico, Técnico-Científico que propiciou vários protocolos e memorandos, nos domínios do Comércio, Saúde, Agricultura e Cultura, a partir de 1981.

De recordar que foi com a ajuda de economistas húngaros que o governo angolano iniciou, em 1985, as reformas económicas para evoluir para a economia de mercado, depois de 10 anos de economia planificada.

A implementação do programa de Saneamento Económico e Financeiro, vulgo SEF, teve assim, a contribuição de conceituados especialistas da Hungria, país que hoje pertence a União Europeia.

Assuntos Cooperação  

Leia também
  • 19/03/2018 15:23:40

    João Lourenço actualizado sobre situação no Lesotho

    Luanda - O quadro geral sobre os últimos desenvolvimentos no Lesotho foi passado nesta segunda-feira, em Luanda, ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na condição de Presidente do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

  • 19/03/2018 13:54:25

    PM do Lesotho rende homenagem a Agostinho Neto

    Luanda - O Primeiro-ministro do Lesotho, Thomas Thabane, rendeu nesta segunda-feira, em Luanda, homenagem ao primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, depositando uma coroa de flores no Memorial onde se encontram os seus restos mortais.

  • 15/03/2018 08:59:33

    Ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia em Luanda

    Luanda - O reforço da cooperação bilateral e a prospecção do mercado africano trouxeram o ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros da Índia, Shri Akbar, a Luanda, para uma visita de trabalho de dois dias, no âmbito do périplo que efectua pelo continente.

  • 13/03/2018 16:01:56

    Presidente angolano recebe mensagem do homólogo do Burundi

    Luanda - Uma mensagem do Presidente da República do Burundi, Pierre Nkurunziza, foi entregue nesta terça-feira, em Luanda, ao seu homólogo angolano, João Lourenço.