Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Fevereiro de 2018 | 12h07 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2018 | 19h59

PR chega a Kinshasa para cimeira tripartida

Kinshasa (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, desembarcou hoje, quarta-feira, em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), para participar numa cimeira tripartida ao lado dos homólogos do país anfitrião, Joseph Kabila e do Congo, Dennis Sassou Nguesso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Presidente da República, João Lourenço (à esq.), com o seu homólogo da RDC, Joseph Kabila

Foto: Lino Guimarães

Presidente da República, João Lourenço, passa em revista as tropas em parada

Foto: Lino Guimarães

O encontro, que se enquadra nas consultas regulares entre os três chefes de Estado, vai avaliar os preparativos para a realização das eleições na RDC, adiadas de  31 de Dezembro de 2017 para  23 de Dezembro de 2018.

O adiamento das eleições levou a que a oposição exigisse a saída do Presidente Kabila que constitucionalmente está impedido de voltar a concorrer ao mandato presidencial.

O adiamento alimentou suspeitas de que Joseph Kabila tente eliminar limites constitucionais de mandato, o que deixa latente uma convulsão social interna com prováveis consequências para os países vizinhos.

Entretanto, da parte do Presidente Kabila há o comprometimento de cumprir o calendário eleitoral para o pleito de Dezembro próximo.

Essa posição do Presidente Kabila também já havia sido manifestada aos homólogos de Angola e do Congo, durante uma cimeira sobre o mesmo tema, realizada em Dezembro de 2017, em Brazzaville.

A cimeira tripartida de Kinshasa tem duração de um dia. Angola, RDC e Congo integram a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIGRL).

Leia também
  • 08/11/2018 17:21:25

    Reino Unido confirma financiamento a Angola

    Luanda - A baronesa britânica Lindsay Northover, enviada especial da primeira-ministra, Theresa May, confirmou hoje, quinta-feira, que o governo do seu país tem disponível para Angola financiamento para projectos nos sectores da energia e saúde.

  • 08/11/2018 16:36:21

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 08/11/2018 10:59:47

    Petrolífera ENI reafirma investimento em Angola

    Luanda - A multinacional do sector petrolífero ENI vai continuar a investir em Angola, um mercado onde, nos últimos 12 meses, a empresa registou um aumento da sua produção na ordem dos 50 mil barril/dia.

  • 08/11/2018 10:59:42

    Campus Universitário da UAN retoma obra da Fase 1

    Luanda - Os trabalhos de conclusão da Fase 1 das instalações do Campus Universitário da Universidade Agostinho Neto (UAN), no distrito urbano da Cidade Universitária, à Camama, em Luanda, vão ser retomadas em breve, dependendo unicamente da abertura do respectivo concurso público.