Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

25 Fevereiro de 2018 | 16h48 - Actualizado em 25 Fevereiro de 2018 | 16h45

Cunene: Deputados desdobram-se em actividades no interior da província

Ondjiva - Deputados da bancada parlamentar do MPLA, que se encontram desde sábado na província do Cunene, visitaram neste domingo, nos seis municípios locais, empreendimentos socioeconómicos enquadrados no programa de governação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene:Panorama da cidade de Ondjiva

Foto: José Cachiva

Divididos em equipas, os deputados vão constatar “in loco”, durante dois dias, projectos acabados e em execução, além das obras paralisadas, bem como auscultar das populações os seus principais problemas e opiniões e sugestões que visam solucioná-los, segundo o programa a que a Angop teve acesso.

Neste âmbito, no município de Ombadja, que dista 97 quilómetros de Ondjiva, as visitas da delegação, chefiada pelo deputado Salomão Xirimbimbi, circunscrevem à projectos agrícolas, habitacionais, saúde, escolas, sistema de captação e abastecimento de água nas comunas do Xangongo, Humbe, Naulila e Mocupe, e a barragem do Calueque.

No município do Cuanhama, sede da província, a delegação chefiada pelo deputado Jorge Dombolo visita algumas escolas do ensino primário do I e II  ciclo secundário, ensino superior, postos de saúde, casas sociais, energia e água, e o aldeamento da comunidade khoisan onde alguns empreendimentos já estão concluídos e outros estão em curso nas comunas de Oshimolo, Nehone, Môngua e do Ondjiva.

No município do Cuvelai, 178 quilómetros da sede, o grupo encabeçado pelo deputado João Martins, vai constatar o local para instalação das pontes metálicas de Endobe e Oshatotwa, casas sociais e furos de agua inacabados, bem como o centro de saúde da Mupa, enquanto que no Mukulongodjogo os deputados vão interar-se do funcionamento do hospital municipal, na ponte sob o rio Cuvelai, entre outros.

Para a Cahama, município a norte da província, que dista 187 quilómetros de Ondjiva,  o grupo dirigido pelo deputado Julião Paulo” Dino Matross”, devera' constatar projectos ligados à educação, saúde, habitação, a ponte sob o rio Cuvelai, projecto de abastecimento de água na povoação da wia.

Já na comuna de oitchinjau serão desenvolvidas visitas à fazenda agropecuária de otchissualali, mercado comunal, loja de campo, padaria comunitária, posto de saúde e duas escolas primárias.

No Curoca, com uma distância de 333 quilómetros da sede da província, os parlamentares vão avaliar o funcionamento do hospital municipal, zona académica, sistema de captação de água, lar dos estudantes padaria e o projecto habitacional dos 200 fogos habitacionais no Oncócua.

As casas evolutivas, escolas primárias e postos de saúde do Warú, Tapela , Chitado  e Ruacaná obras do mercado municipal, padaria quedas do Ruacaná, posto aduaneiro do Ruacaná mereceram igualmente visita dos parlamentares do MPLA, chefiados pelo Diógenes de Oliveira.

Entretanto, no município do Namacunde, 36 quilómetros de Ondjiva, a delegação chefiada pela deputada Joana Lina, vai desenvolver visitas às comunas de Chiedi e Namacunde sede, bem como a povoação de Santa-Clara onde vai inteirar-se do funcionamento de instituições escolares, sanitárias, as obras das casas sociais da juventude, posto de identificação civil, sistemas de captação de àgua, as instalações da AGT e o posto de fronteira de Okatale.

As actividades que se desenvolvem sob o lema “Deputados do MPLA e o seu posicionamento no parlamento e na sociedade”, enquadra-se no cumprimento do programa alusivo às primeiras jornadas parlamentares dos Deputados do MPLA, que decorre desde sábado a 1 de Março, no Cunene.

Leia também
  • 02/02/2019 19:21:13

    Cunene: SME expulsa estrangeiros por irregularidade migratória

    Ondjiva - Quatro cidadãos namibianos e um centro-africano , em situação migratória ilegal na província do Cunene, foram expulsos do país nos últimos sete dias, através do posto fronteiriço de Santa-Clara.

  • 02/02/2019 19:03:49

    MPLA propõe promoção da cultura de paz na agenda política 2019

    Luanda - O MPLA propõe na sua agenda política 2019 promover a cultura de paz, do diálogo fraterno e da solidariedade no seio da sociedade angolana, assim como apoiar iniciativas que visam à preservação da paz e consolidação da unidade e reconciliação nacional.

  • 02/02/2019 18:26:19

    Processo de implementação das autarquias prioridade da agenda política do MPLA

    Luanda - O preparação para o processo de implementação das autarquias e consolidação das reformas do Estado no âmbito da administração central e local, bem como do sector da justiça constituem tarefas prioritárias para agenda política do MPLA, em 2019, lançada hoje, sábado, em Luanda.

  • 02/02/2019 18:01:43

    Resenha: Solidariedade de Angola ao povo brasileiro mereceu destaque

    Luanda - A mensagem de pesar do Presidente da República, João Lourenço, endereçada ao seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, pelas mortes resultantes da ruptura uma barragem constituiu um dos destaques do noticiário político da semana que termina hoje, sábado.