Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

23 Fevereiro de 2018 | 15h42 - Actualizado em 23 Fevereiro de 2018 | 18h02

Desenvolvimento de Angola abordado no Botswana

Gaberone - O actual desenvolvimento político de Angola e as fortes medidas de combate à corrupção e à impunidade centralizaram, nesta sexta-feira, na cidade de Gaberone, a audiência do Presidente do Botswana, Seretse Khama Ian Khama, ao embaixador cessante angolano José Agostinho Neto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Embaixador de Angola na República do Botswana, José Agostinho Neto

Foto: Cedida pela fonte

O embaixador cessante de Angola na República do Botswana apresentou cumprimentos ao Presidente Seretse Khama Ian Khama, no final da sua missão de 17 anos como representante diplomático.

Durante a audiência, de cerca de 45 minutos, os dois interlocutores avaliaram o nível das relações bilaterais, tendo concluído ser necessário o desenvolvimento de esforços para o seu incremento e diversificação, principalmente no domínio económico.


O diplomata angolano informou, ao Chefe de Estado tswanês, os passos que se têm dado para a melhoria da situação económica e financeira do país, os desafios do executivo angolano em prol da construção de uma sociedade mais justa, em que cada cidadão participa no fortalecimento da democracia, desfrute do bem-estar e progresso social.

A cooperação entre Angola e o Botswana beneficia de excelente relacionamento político ao mais alto nível, exigindo compromissos fortes que criam uma atmosfera que potencie o relacionamento institucional dos sectores público e privado.

Para o embaixador, é no domínio económico onde Angola deve dar maior impulso, o que passa, necessariamente, por identificar os eixos de desenvolvimento comuns nos sectores de actividades, que são por natureza potenciadores de valor acrescentado económico e geradores de emprego, como a agricultura, pesca, industria e turismo.


Antes de se ter encontrado com o Presidente Ian Khama, o diplomata angolano foi recebido pela ministra dos Assuntos Internacionais e Cooperação do Botswana, Pelonomi Venson-Moitoi, para informar sobre a supressão de visto nos passaportes ordinários para os cidadãos nacionais tswaneses.

A agenda do embaixador contempla também um encontro com o corpo diplomático acreditado nesse país africano, onde é decano.


José Agostinho Neto, nascido em 17 de Outubro de 1938, foi nomeado embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Botswana em 2001 e já desempenhou as mesmas funções na Tanzânia e na República do Congo Brazzaville.

Assuntos Cooperação  

Leia também
  • 19/03/2018 15:23:40

    João Lourenço actualizado sobre situação no Lesotho

    Luanda - O quadro geral sobre os últimos desenvolvimentos no Lesotho foi passado nesta segunda-feira, em Luanda, ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na condição de Presidente do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

  • 19/03/2018 13:54:25

    PM do Lesotho rende homenagem a Agostinho Neto

    Luanda - O Primeiro-ministro do Lesotho, Thomas Thabane, rendeu nesta segunda-feira, em Luanda, homenagem ao primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, depositando uma coroa de flores no Memorial onde se encontram os seus restos mortais.

  • 15/03/2018 08:59:33

    Ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia em Luanda

    Luanda - O reforço da cooperação bilateral e a prospecção do mercado africano trouxeram o ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros da Índia, Shri Akbar, a Luanda, para uma visita de trabalho de dois dias, no âmbito do périplo que efectua pelo continente.

  • 13/03/2018 16:01:56

    Presidente angolano recebe mensagem do homólogo do Burundi

    Luanda - Uma mensagem do Presidente da República do Burundi, Pierre Nkurunziza, foi entregue nesta terça-feira, em Luanda, ao seu homólogo angolano, João Lourenço.