Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

23 Fevereiro de 2018 | 15h14 - Actualizado em 23 Fevereiro de 2018 | 16h02

Efectivação das autarquias vai acelerar desenvolvimento nacional

Huambo - A efectivação das autarquias locais vai permitir acelerar o processo de desenvolvimento do país e de forma sustentável, afirmou hoje, sexta-feira, na província do Huambo, o secretário local da UNITA, Liberty Chiaka.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando aos vendedores do mercado informal da Alemanha, onde foi auscultar as dificuldades dos vendedores, o político admitiu que sua organização encara as autarquias como um desafio fundamental para se alcançar o bem-estar da população.

Segundo Liberty Chiyaka, com a efectivação das autarquias locais os órgãos decisores estarão mais próximos da realidade, sublinhando que, quanto  mais descentralizarem o poder melhor será para o processo de tomada de decisão e na resolução dos problemas da população.

Disse, também, que o desafio está lançado, pelo governo, e se não houver nenhuma alteração, em princípio, as primeiras eleições autárquicas no país deverão acontecer já em 2020.

Na segunda-feira, sob orientação do Presidente da República, esteve reunido, na cidade de Benguela, o conselho de governação local, para apreciação do memorando sobre a estratégia de implementação das autarquias locais.

O documento em causa apresenta opções políticas e alternativas para a criação destes órgãos do Poder Local, cujo processo deverá decorrer em três fases distintas. A primeira fase será dedicada ao reforço da desconcentração, a segunda vai consistir na implementação do primeiro grupo de Autarquias Locais, ficando para a terceira fase o aumento gradual do número de Autarquias Locais e o reforço das suas competências.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também