Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

22 Fevereiro de 2018 | 18h38 - Actualizado em 22 Fevereiro de 2018 | 19h46

Responsável destaca dados positivos no recenseamento militar em Menongue

Menongue - O município de Menongue, capital do Cuando Cubango, é único que regista, ao nível dos oito restantes, adesão aceitável dos jovens abrangidos ao recenseamento militar, com 702 jovens recenseados dos mais de 800 a nível da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuando Cubango: Matos Guedes - Chefe do DRM na província

Foto: Armando Morais

O facto foi revelado esta quarta-feira, em Menongue, pelo chefe do Distrito de Recrutamento Militar do Cuando Cubango, coronel Matos Quedes, tendo reforçado que o registo é obrigatório para os jovens nascidos de 1 de Janeiro a 30 de Dezembro de 2000.

Fez saber que, depois de Menongue, seguem os municípios do Cuito Cuanavale, com 61 recenseados, Nankova com 23 e Cuchi com apenas 14 jovens abrangidos, um processo que tem o seu desfecho do fim deste mês de Fevereiro.

Afirmou que Menongue é a municipalidade que tem cumprindo com as orientações do processo de registo militar, que está a ser efectuado nas administrações e no próprio distrito militar, alegando que nas restantes municipalidades a falta de comunicação pode estar na origem da não aderência dos jovens abrangidos ao processo. 

Deu a conhecer que os municípios do Cuangar, Calai e Dirico, fronteiriços com a Namíbia, na faixa Sul do Cuando Cubango, são os que não fornecem informações essenciais sobre o recenseamento militar, apesar da presença dos efectivos para o referido registo.

Segundo argumentou, em relação a este último aspecto, "é possível que a informação que está a ser transmitida pelas autoridades tradicionais e pastores, nestas regiões, seja insuficiente facto que está a causar a pouca aderência dos cidadãos que completam ou irão completar 18 anos de idade".

Solicitou mais informações por parte das secções municipais da juventude e desportos para que haja, ao longo dos dias em falta, mais aderência dos jovens, através da transmissão de informações sobre a importância do recenseamento militar obrigatório.

Até ao momento, pelo menos 800 jovens já foram recenseados a nível do Cuando Cubango, um processo iniciado localmente a 9 de Janeiro, com fim previsto para 28 deste mês, uma cifra que se pretende aumentar até ao prazo limite.

Leia também
  • 17/03/2018 23:51:32

    UNITA defende união na discussão de assuntos em prol dos angolanos

    Menongue - O vice-presidente da UNITA, Raul Danda, defendeu hoje, em Menongue (Cuando Cubango), a união de todos angolanos na discussão de assuntos que dizem respeito ao progresso do país.

  • 15/03/2018 19:08:35

    Angolanos são chamados homenagear antigos combatentes - Clemente Conjuca

    Menongue - Decorridos 57 anos desde os acontecimentos do 15 de Março 1961, é chegado o momento de todos os angolanos, de Cabinda ao Cunene, independentemente da filiação partidária e opção religiosa render uma verdadeira homenagem aos antigos combatentes, pelos feitos para a conquista da independência nacional, alcançada a 11 de Novembro de 175.

  • 14/03/2018 18:37:14

    Menongue acolhe acto central do Dia da Expansão da Luta Armada

    Menongue - A capital do Cuando Cubango (Menongue) acolhe quinta-feira o acto central do Dia da Expansão da Luta de Libertação Nacional, a ser presidido pelo secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Clemente Conjuca, que já se encontra nesta região.

  • 12/03/2018 16:27:44

    Mais de mil ex-FAPLA recebem subsídios de desmobilização

    Menongue - Mil e 336 ex-FAPLA, entre soldados e sargentos, desmobilizados em 1992 no Cuando Cubango, começaram, esta segunda-feira, a receber os seus subsídios, depois do registo efectuado em 2015.