Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

22 Fevereiro de 2018 | 18h38 - Actualizado em 22 Fevereiro de 2018 | 19h46

Responsável destaca dados positivos no recenseamento militar em Menongue

Menongue - O município de Menongue, capital do Cuando Cubango, é único que regista, ao nível dos oito restantes, adesão aceitável dos jovens abrangidos ao recenseamento militar, com 702 jovens recenseados dos mais de 800 a nível da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuando Cubango: Matos Guedes - Chefe do DRM na província

Foto: Armando Morais

O facto foi revelado esta quarta-feira, em Menongue, pelo chefe do Distrito de Recrutamento Militar do Cuando Cubango, coronel Matos Quedes, tendo reforçado que o registo é obrigatório para os jovens nascidos de 1 de Janeiro a 30 de Dezembro de 2000.

Fez saber que, depois de Menongue, seguem os municípios do Cuito Cuanavale, com 61 recenseados, Nankova com 23 e Cuchi com apenas 14 jovens abrangidos, um processo que tem o seu desfecho do fim deste mês de Fevereiro.

Afirmou que Menongue é a municipalidade que tem cumprindo com as orientações do processo de registo militar, que está a ser efectuado nas administrações e no próprio distrito militar, alegando que nas restantes municipalidades a falta de comunicação pode estar na origem da não aderência dos jovens abrangidos ao processo. 

Deu a conhecer que os municípios do Cuangar, Calai e Dirico, fronteiriços com a Namíbia, na faixa Sul do Cuando Cubango, são os que não fornecem informações essenciais sobre o recenseamento militar, apesar da presença dos efectivos para o referido registo.

Segundo argumentou, em relação a este último aspecto, "é possível que a informação que está a ser transmitida pelas autoridades tradicionais e pastores, nestas regiões, seja insuficiente facto que está a causar a pouca aderência dos cidadãos que completam ou irão completar 18 anos de idade".

Solicitou mais informações por parte das secções municipais da juventude e desportos para que haja, ao longo dos dias em falta, mais aderência dos jovens, através da transmissão de informações sobre a importância do recenseamento militar obrigatório.

Até ao momento, pelo menos 800 jovens já foram recenseados a nível do Cuando Cubango, um processo iniciado localmente a 9 de Janeiro, com fim previsto para 28 deste mês, uma cifra que se pretende aumentar até ao prazo limite.

Leia também
  • 05/11/2018 19:28:16

    Especialista destaca contributo das FAA na preservação da paz

    Cuito - O contributo dos militares angolano na conquista e preservação da paz em Angola foi ressaltado esta segunda-feira, na província do Bié, pelo psicopedagogo Adolfo Ukuassapi, quando intervinha na palestra sobre ?Angola 43 anos da sua história como Independente, na África e no Mundo?.

  • 01/11/2018 20:11:43

    Cunene acolhe acto nacional do 11 de Novembro

    Ondjiva - A cidade de Ondjiva, sede capital da província do Cunene, acolhe o acto central do 43ª aniversário da independência nacional, a assinalar no próximo dia 11 de Novembro.

  • 23/10/2018 15:02:51

    Decorre campanha de ingresso no MPLA

    Menongue - Pelo menos cinquenta e sete cidadãos ingressaram, na última segunda-feira, nas estruturas do MPLA na comuna do Dumbo, província do Cuando Cubango.

  • 17/10/2018 16:59:45

    Onze cidadãos estrangeiros da RDC detidos em Mavinga

    Menongue - Pelo menos 11 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram detidos, nos últimos dias no município de Mavinga, província do Cuando Cubango, no âmbito da "Operação Transparência", que decorre em sete das 18 províncias do país.