Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

02 Novembro de 2018 | 17h58 - Actualizado em 03 Novembro de 2018 | 15h58

Angolano integra comité da ONU para questões orçamentais

Nova Iorque - A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu, esta sexta-feira, em Nova Iorque, o diplomata angolano Makiese Kinkela Augusto para integrar o Comité Consultivo para as Questões Administrativas e Orçamentais (CCQAB ou ACABQ) para o período 2019-2021.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Diplomata angolano Makiese Kinkela Augusto

Foto: Cedida

Diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores, há 17 anos, o conselheiro Makiese Kinkela Augusto teve uma passagem pela Missão Permanente de Angola como diplomata e trabalhou nos Escritórios do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em Genebra.

É a primeira vez que um diplomata angolano e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) é eleito para o referido órgão, nos 73 anos da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A eleição aconteceu à margem dos trabalhos da 73ª sessão da Assembleia Geral, a decorrer naquela cidade norte-americana até 30 de Dezembro deste ano.

O Comité Consultivo para as Questões Administrativas e Orçamentais é um órgão subsidiário da Assembleia Geral das Nações Unidas, criado pela Resolução 14 (1), de 13 de Fevereiro de 1946.

Tem a missão de escrutinar e supervisionar a proposta de Orçamento Geral das Nações Unidas submetida pelo secretário-geral, antes de ser apresentada à Assembleia Geral.

É também sua missão emitir recomendações e pareceres sobre os programas de orçamentos do Secretariado das Nações Unidas, dos programas, dos fundos, das agências especializadas e internacionais afiliadas no sistema da ONU e sobre qualquer decisão relacionada com questões administrativas, financeiras e orçamentais.

O comité é composto por 16 peritos de competência reconhecida e comprovada no domínio das questões relativas ao sistema multilateral, em particular das questões administrativas e orçamentais das Nações Unidas, bem como no domínio dos procedimentos e mecanismos de decisões políticas e diplomáticos do sistema da ONU.

Assuntos Angola   Diplomacia   ONU  

Leia também
  • 08/11/2018 16:36:21

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 05/11/2018 20:13:47

    Manuel Augusto prepara visita do Chefe de Estado a Moçambique

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, trabalhou durante três dias em Moçambique para, entre outros, reforçar os laços de cooperação nos vários domínios e preparar a visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço.

  • 05/11/2018 20:03:31

    PR considera transcendente triunfo no mundial de futebol com muletas

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, considerou um feito transcendente e inédito no desporto angolano a consagração da selecção nacional de futebol com muletas como campeã do mundo da modalidade, após vencer a congénere da Turquia no jogo da final por 5-4.

  • 05/11/2018 19:02:50

    Embaixador Rui Orlando Xavier apresenta cartas figuradas

    Luanda - O embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola, Rui Orlando Xavier, entregou nesta segunda-feira, em Tóquio, no Japão, as Cartas Figuradas ao vice-ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, Takeo Akiba.