Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

02 Novembro de 2018 | 17h58 - Actualizado em 03 Novembro de 2018 | 15h58

Angolano integra comité da ONU para questões orçamentais

Nova Iorque - A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu, esta sexta-feira, em Nova Iorque, o diplomata angolano Makiese Kinkela Augusto para integrar o Comité Consultivo para as Questões Administrativas e Orçamentais (CCQAB ou ACABQ) para o período 2019-2021.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Diplomata angolano Makiese Kinkela Augusto

Foto: Cedida

Diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores, há 17 anos, o conselheiro Makiese Kinkela Augusto teve uma passagem pela Missão Permanente de Angola como diplomata e trabalhou nos Escritórios do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em Genebra.

É a primeira vez que um diplomata angolano e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) é eleito para o referido órgão, nos 73 anos da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A eleição aconteceu à margem dos trabalhos da 73ª sessão da Assembleia Geral, a decorrer naquela cidade norte-americana até 30 de Dezembro deste ano.

O Comité Consultivo para as Questões Administrativas e Orçamentais é um órgão subsidiário da Assembleia Geral das Nações Unidas, criado pela Resolução 14 (1), de 13 de Fevereiro de 1946.

Tem a missão de escrutinar e supervisionar a proposta de Orçamento Geral das Nações Unidas submetida pelo secretário-geral, antes de ser apresentada à Assembleia Geral.

É também sua missão emitir recomendações e pareceres sobre os programas de orçamentos do Secretariado das Nações Unidas, dos programas, dos fundos, das agências especializadas e internacionais afiliadas no sistema da ONU e sobre qualquer decisão relacionada com questões administrativas, financeiras e orçamentais.

O comité é composto por 16 peritos de competência reconhecida e comprovada no domínio das questões relativas ao sistema multilateral, em particular das questões administrativas e orçamentais das Nações Unidas, bem como no domínio dos procedimentos e mecanismos de decisões políticas e diplomáticos do sistema da ONU.

Assuntos Angola   Diplomacia   ONU  

Leia também
  • 05/02/2019 19:46:38

    Minint considera falso "tráfico de órgãos" no Cunene

    Luanda - O Ministério do Interior (Minint) considerou falsas as informações divulgadas nas redes sociais sobre eventuais casos de tráfico de órgãos humanos na província do Cunene e reafirma que manterá a segurança dos cidadãos, bem como um combate cerrado a eventuais marginais.

  • 05/02/2019 18:57:24

    Íntegra da declaração do Presidente da República

    Luanda - Íntegra da declaração pronunciado nesta terça-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, na abertura da conferência de imprensa conjunta, por ocasião da visita oficial e de trabalho do homólogo Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo.

  • 05/02/2019 17:02:49

    RDC considera legítima protecção da riqueza de Angola

    Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, reconheceu, nesta terça-feira, em Luanda, legitimidade de Angola na protecção da sua riqueza, face à exploração de estrangeiros ilegais.

  • 05/02/2019 15:54:26

    PR prioriza cooperação com RDC

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, apontou hoje, terça-feira, como prioridades a cooperação nos domínios da segurança e economia com a República Democrática do Congo (RDC).