Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

05 Novembro de 2018 | 11h36 - Actualizado em 05 Novembro de 2018 | 11h36

Resenha: Entrega da proposta do OGE ao Parlamento é destaque da semana

Luanda - A entrega, pelo Executivo, da proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019, à Assembleia Nacional, constitui o destaque do noticiário de carácter político divulgado pela Angop nos últimos sete dias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Fernando da Piedade Dias dos Santos, Presidente da Assembleia Nacional (à esq) recebe OGE 2019a (esq) recebe OGE 2019

Foto: Francisco Miúdo

A proposta está avaliada em 11,2 biliões de kwanzas, um valor superior aos 9,6 biliões do exercício de 2018.

O principal instrumento de gestão e execução da política do Governo foi elaborado com base numa referência de 68 dólares norte-americanos o preço do barril de petróleo.

Entre as manchetes da semana está o acto formal de transferência de algumas competências de departamentos ministeriais para os governos provinciais, numa medida que visa dar maior dinamismo à resolução dos problemas locais.

Nesta primeira etapa foram eleitos os ministérios da Saúde, Pescas, Ambiente, Recursos Minerais e Petróleo, Comércio, Educação, Indústria, Cultura, Turismo e Energia e Águas.

No quadro das actividades presidenciais, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, procedeu ao ajustamento dos conselhos de administração das empresas públicas de comunicação social, designadamente, da Televisão Pública de Angola (TPA), Edições Novembro e Agência Angola Press (ANGOP).

Igualmente nesse segmento, o Presidente João Lourenço felicitou a ANGOP, única a agência de notícias do país, pela passagem de 43º aniversário, assinalado a 30 de Outubro último.

No capítulo da segurança regional mereceu realce o anúncio da participação de Angola num exercício militar no Golfo da Guiné.

Trata-se do exercício militar multinacional denominado "Grand African Nemo 2018", cuja realização está marcada para o período de 3 a 10 de Novembro do ano em curso, numa acção que acontece no quadro da parceria operacional no Golfo da Guiné, em que Angola é parte.

Na semana que hoje encerra, foi apresentada a operação resgate, cujo início está previsto para o mês em curso.

A operação tem como objectivo repor a ordem social, económica e reforçar a autoridade do Estado em todo o território nacional.

No segmento parlamentar mereceu realce o anúncio segundo o qual a proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico de 2019 vai à discussão e votação na Assembleia Nacional, a 14 do mês em curso.

Assuntos Política   Resenha  

Leia também
  • 05/02/2019 20:51:37

    Norberto Garcia é interrogado na quarta-feira

    Luanda - O réu Norberto Garcia, antigo director da Unidade Técnica para Investimento Privado (UTIP), vai ser interrogado esta quarta-feira durante a 9ª sessão de julgamento da Burla Tailandesa que decorre na 1ª Câmara Criminal do Tribunal Supremo.

  • 05/02/2019 05:43:18

    Pinda Simão enaltece sacrifício dos nacionalistas

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, enalteceu o empenho dos heróis de 04 de Fevereiro, que deram à sua vida e consentiram sacrifícios para o alcance da independência nacional.

  • 05/02/2019 00:46:39

    Município de Camacupa ganha novas infraestruturas sociais

    Camacupa - A população do município de Camacupa, província do Bié, ganhou novas infra-estruturas sociais, inauguradas segunda-feira no quadro das celebrações do Dia do início da Luta Armada.

  • 04/02/2019 16:37:21

    Inauguração de vários empreendimentos marca 53º aniversário do início da Luta Armada

    Camanongue - A inauguração de um Jango para os antigos combatentes e veteranos da pátria e do Centro Infantil Comunitário (CIC), hoje, segunda - feira, na sede municipal de Camanongue, pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, marcou as comemorações do 53º aniversário do início da luta armada em Angola.