Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Novembro de 2018 | 06h00 - Actualizado em 08 Novembro de 2018 | 09h42

Cunene: Executivo perspectiva repovoamento de pequenos ruminantes

Curoca - O Executivo tem em vista o desenvolvimento de um programa de repovoamento com pequenos ruminantes, essencialmente caprino no município do Curoca, província do Cunene, informou nesta terça-feira o secretário para a Agricultura e Floresta, Carlos Alberto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O secretário de Estado, que integra a delegação do vice-presidente da República, Bornito de Sousa, que realiza uma visita de 48 horas ao município do Curoca, adiantou que o programa prevê também o melhoramento da genética do gado caprino.

Disse estar igualmente previsto o levantamento das reais condições do município, localizado a 333 quilómetros de Ondjiva, a reposição e construção de mangas de vacinação e o relançamento do instituto veterinário para cuidar de doenças do gado naquela zona de transumância.

Salientou que a par do programa de colocar, no mínimo, um médico veterinário em cada município, o Executivo vai prestar também atenção à questão do abeberamento do gado e das populações, para a sua fixação.

Carlos Alberto afirmou que a prioridade é criar condições para a estabilidade e auto-suficiência alimentar no quadro do programa de combate à fome e à pobreza no seio das populações rurais, dedicados essencialmente à pastorícia.

O secretário de Estado para as Águas, Luís Filipe da Silva, afirmou  que localmente devem ser construída chimpacas e diques para retenção de água no período chuvoso para o seu uso na época seca, visando essencialmente o abeberamento do gado.

  

Informou que o início das obras de construção de uma central de captação e distribuição de água para o município do Curoca está condicionado à disponibilidade de recursos financeiros.

Luís Filipe da Silva explicou que a estação projectada seria a base de furos de águas subterrânea que asseguraria a distribuição domiciliária no município do Curoca, que regista período de seca e as vezes também inundações.

Afirmou que a resposta imediata à carência de água passa pela  captura de águas subterrâneas e vai continuar a trabalhar para continuar a disponibilizar água para as populações.

Considera essencial que no futuro se desenvolvam projectos mais estruturantes, para além de estações de tratamento e captação, como o de transferência de caudal do rio Cunene para o Curoca, entre outras.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 08/11/2018 06:07:24

    Governo retoma projecto de assentamento dos vatuas

    Oncocua - Oito anos depois da sua paralisação, o projecto de assentamento e inclusão social e produtiva da etnia vatuas no município do Curoca vai retomar em 2019, disse quarta-feira, em Oncocua, o director da Agricultura no Cunene, Pedro Tibério.

  • 08/11/2018 06:02:08

    Cunene: Bornito de Sousa promete desenvolvimento do Curoca

    Curoca - O vice-presidente da República, Bornito de Sousa, declarou nesta quarta-feira que o Executivo vai implementar um conjunto de programas para o desenvolvimento económico e social do município do Curoca, localizado a 333 quilómetros a oeste da capital do Cunene, Ondjiva.

  • 08/11/2018 06:01:13

    Cunene: Água condiciona desenvolvimento

    Curoca - O governador do Cunene, Virgílio da Ressurreição Tyova, apontou nesta terça-feira como solução para o desenvolvimento da província e o assentamento das populações a construção de canais a céu aberto para transportação de água dos rios para o interior dos municípios.