Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

05 Novembro de 2018 | 17h48 - Actualizado em 05 Novembro de 2018 | 17h48

Governador ressalta liberdade como ganho da Independência Nacional

Cuito - A reconstrução e o processo de reconciliação nacional em curso no país constituem os principais ganhos que a nação angolana alcançou durante os 43 anos de independência nacional, ressaltou o governador do Bié, Pereira Alfredo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Bié: Hermenegildo Pinto, pastor da IECA

Foto: Leonardo Castro

Bié: Pereira Alfredo - Governador da província da província

Foto: Leonardo Castro

Pereira Alfredo fez este pronunciamento esta segunda-feira, na cidade do Cuito (Bié), durante o acto de abertura da jornada alusivo ao dia da Independência Nacional (11 de Novembro), a assinalar-se domingo próximo.

O governante considerou as duas premissas (reconstrução e reconciliação) como partes positivas de todo o processo e que permitiram traçar caminhos seguros para o alcance da paz, que se verifica desde 2002.

Nesta conformidade, o governador do Bié considerou o factor liberdade como a ferramenta importante, que eleva cada vez mais a união, compreensão, trabalho e projecção da nova Angola.

Contudo, Pereira Alfredo reconhece e atribui mérito aos nacionalistas que se envolveram no processo de luta contra o colonialismo, porém considerou o primeiro Presidente, António Agostinho Neto (MPLA), o pai da independência.

Para tal, defendeu a necessidade da população continuar a perpetuar suas memórias, de modo a honra os seus feitos, encorajando, no entanto, o espírito de diálogo permanente para a resolução dos problemas.

Durante a abordagem, numa palestra sobre os ganhos dos 43 anos de Independência Nacional, o pastor Hermenegildo Pinto, da Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA) no Bié. considerou esta como o bem primordial de qualquer pessoa ou nação.

Participaram do evento deputados à Assembleia Nacional, entidades tradicionais e eclesiásticas, membros do governo local, estudantes e sociedade civil.  

Assuntos Política   Província » Bié  

Leia também
  • 05/02/2019 20:51:37

    Norberto Garcia é interrogado na quarta-feira

    Luanda - O réu Norberto Garcia, antigo director da Unidade Técnica para Investimento Privado (UTIP), vai ser interrogado esta quarta-feira durante a 9ª sessão de julgamento da Burla Tailandesa que decorre na 1ª Câmara Criminal do Tribunal Supremo.

  • 05/02/2019 05:43:18

    Pinda Simão enaltece sacrifício dos nacionalistas

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, enalteceu o empenho dos heróis de 04 de Fevereiro, que deram à sua vida e consentiram sacrifícios para o alcance da independência nacional.

  • 05/02/2019 00:46:39

    Município de Camacupa ganha novas infraestruturas sociais

    Camacupa - A população do município de Camacupa, província do Bié, ganhou novas infra-estruturas sociais, inauguradas segunda-feira no quadro das celebrações do Dia do início da Luta Armada.

  • 04/02/2019 16:37:21

    Inauguração de vários empreendimentos marca 53º aniversário do início da Luta Armada

    Camanongue - A inauguração de um Jango para os antigos combatentes e veteranos da pátria e do Centro Infantil Comunitário (CIC), hoje, segunda - feira, na sede municipal de Camanongue, pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, marcou as comemorações do 53º aniversário do início da luta armada em Angola.