Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

05 Novembro de 2018 | 20h13 - Actualizado em 05 Novembro de 2018 | 20h13

Manuel Augusto prepara visita do Chefe de Estado a Moçambique

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, trabalhou durante três dias em Moçambique para, entre outros, reforçar os laços de cooperação nos vários domínios e preparar a visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Manuel Augusto - Ministro das Relações Exteriores

Foto: Rosário dos Santos

O governante angolano permaneceu de sexta-feira a domingo na República de Moçambique, onde analisou, com o seu homólogo moçambicano, José Condugua António Pacheco, questões ligadas à situação política, económica e social dos respectivos países, bem como assuntos regional e internacional de interesse comum.

Sobre a visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço, os ministros acordaram em continuar a trabalhar, a nível dos canais diplomáticos, para encontrar uma data que favoreça as agendas dos dois chefes de Estado, segundo uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores.

A visita serviu igualmente para conversações oficiais entre delegações de Angola e de Moçambique, tendo ambas, reiterado a vontade de dinamizar e reforçar a cooperação bilateral, fundamentalmente nos sectores político e diplomático, defesa e segurança, económico e financeiro, bem como recursos minerais e energia.

As delegações abordaram ainda questões ligadas aos sectores dos transportes e comunicações, obras públicas, habitação e recursos hídricos, e reconheceram a importância do envolvimento do sector privado na cooperação, enquanto factor catalisador das relações económicas entre os dois países, baseada de parcerias e responsabilidades partilhadas, para o crescimento e desenvolvimento sustentável.

As partes acordaram em trabalhar para o reforço da posição dos dois países nos contextos regional, continental e internacional, em particular no âmbito da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), da União Africana e da Organização das Nações Unidas (ONU).

O ministro Manuel Augusto convidou o homólogo moçambicano, para visitar Angola nos próximos tempos.

Os dois países mantêm relações históricas que se estreitaram no início de 1978, quando os Presidentes Agostinho Neto  (Angola) e Samora Machel (Moçambique) assinaram o Acordo Geral de Cooperação.

Assuntos Angola   Cooperação   Diplomacia   Moçambique  

Leia também