Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Dezembro de 2018 | 01h32 - Actualizado em 09 Dezembro de 2018 | 01h32

Dirigente do MPLA pede denúncia dos actos de corrupção

Malanje - O primeiro secretário provincial de Malanje do MPLA, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa", exortou sábado a necessidade da denúncia dos actos de corrupção.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Marcha em alusão aos 62 anos do Mpla

Foto: Nelson Costa

O dirigente fez esse apelo quando intervinha no acto político antecipado do 62º aniversário do MPLA, a assinalar-se a 10 deste mês, realçando que a luta contra a corrupção constitui um desafio de orientação central do partido.

"Temos que ter a coragem de denunciar aqueles que desviam os bens públicos, aqueles que desviam o dinheiro que serviria para construir escolas, postos de saúde e estradas”, enfatizou, apontando a necessidade de se materializar a orientação do presidente do partido saída da última reunião do Comité Central, em que incumbiu a participação de todos os militantes no combate à corrupção.

Kwata Kanawa realçou que a par das denúncias, urge os militantes discutir as suas ideias e apresentar propostas que visem estimular o partido a trabalhar continuamente de forma coesa e próspera como vem desenvolvendo as suas políticas.

Por outro lado, o secretário destacou as “Operações Transparência”, e “Resgate”, que visam combater a exploração ilícita de diamantes e o resgate da autoridade do Estado, que vêm resultando no encerramento de casas de diamante e de comércio ilegal de quaisquer mercadorias.

 "Pedimos as zungueiras e aqueles que fazem outros negócios que se legalizem”, apelou, lembrando que a Operação Regaste não visa combater os negócios, mas repor a legalidade e a ordem, cujo desafio deve envolver o partido na sensibilização e esclarecimento aos vendedores sobre a importância e vantagens.

Realçou também a preparação das autarquias locais previstas para 2020 como outro desafio do partido, que está a se preparar para vencer os pleitos, bem como a desconcentração de competências dos ministérios para os governos provinciais e administrações municípios, com vista a permitir a resolução dos problemas a nível local e melhorar de forma mais fácil o atendimento aos cidadãos.

Pediu o voto de confiança dos cidadãos ao MPLA e ao Executivo pelas acções tendentes a melhoria da qualidade de vida, pois muitos projectos foram adiados devido a crise financeiras, mas serão retomados em 2019, tendo apelado aos jovens a se engajarem nos estudos, porquanto a dinâmica de vida hoje, exige conhecimentos científicos e preparação para conquistar o mercado de emprego e enfrentar os desafios do futuro.

O acto de massa foi antecedido de uma marcha de militantes em saudação aos 62 anos da fundação do partido, que percorreu várias artérias da cidade de Malanje, culminando no largo do Estádio 1º de Maio.

A decorrer até ao dia 18 deste mês, o cronograma de actividades reserva palestras sobre os feitos do MPLA em prol de Angola e dos angolanos, trajectória histórica do MPLA e manifesto de 10 de Dezembro de 1956, entre outras, bem como fogueira do militante, visita a barragem de Laúca, natal solidário, Moda ÉME, entre outros atractivos.

O partido foi fundado a 10 de Dezembro de 1956.

Leia também
  • 08/12/2018 10:41:12

    Antigos Combatentes recomendam a conclusão de obras sob sua tutela

    Saurimo - Os participantes ao XIX Conselho Consultivo do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria (MACVP), recomendaram sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), que se priorize a conclusão das obras de reabilitação e apetrechamento dos centros de restituição física.

  • 08/12/2018 06:17:31

    OMA deve ser a grande defensora das aspirações das mulheres

    Saurimo - A Organização da Mulher Angolana (OMA) deve ser a grande defensora das aspirações e anseios de todas as mulheres, devendo para tal dedicar-se permanentemente na identificação dos problemas e expectativas desta franja, essencialmente no meio rural.

  • 08/12/2018 05:37:53

    Malanje: Unita reitera apoio ao combate à corrupção

    Malanje - Uma participação cada vez mais activa na luta contra a corrupção e outros males que enfermam a sociedade angolana é o que se propõe fazer a UNITA, em prol do desenvolvimento do país.