Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

05 Dezembro de 2018 | 19h02 - Actualizado em 05 Dezembro de 2018 | 19h02

PGR instrui mais de 20 processos de corrupção e criminalidade económica

Dundo - Mais de 20 processos de corrupção e de criminalidade económica estão a ser instruídos pela Procuradoria-geral da República (PGR), na província da Lunda Norte, no quadro do combate à corrupção, envolvendo vários sectores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Estes dados foram tornados públicos esta quarta-feira, no Dundo, pelo Procurador adjunto da República junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Raimundo Martins, que acrescentou que neles estão implicados responsáveis de vários sectores como educação, administrações municipais, bem como alguns órgãos do Ministério do Interior (Minint).

O magistrado do Ministério Público falava à Comunicação Social para anunciar as actividades que a Procuradoria da República vai realizar no âmbito das celebrações do 9 de Novembro, dia internacional contra a corrupção.

Raimundo Martins não respondeu aos jornalistas sobre as entidades implicadas, tendo justificado que, por estar na fase de instrução, os processos gozam de segredo de justiça. 

“O processo em fase instrução processual goza de segredo de justiça e, dada a complexidade desses crimes, nós temos estado a tomar cautela no sentido de salvaguardarmos os nomes e, não só, para satisfazer os interesses do próprio processo, porque nesta fase os arguidos ainda gozam de presunção de inocência”, sublinhou.

Disse que o país vive uma mudança de paradigma e este trás novas abordagens, dai que o combate à corrupção que se pretende, para que seja efectivo, deve-se apelar à consciência dos cidadãos sobre este fenómeno.

Acrescentou que urge, por esta razão, a promoção de palestras e a distribuição de cartilhas para elevar a consciência jurídica sobre essa matéria.

Leia também
  • 05/12/2018 17:42:38

    PGR e jornalistas abordam segredo de justiça

    Luanda - A Procuradoria-Geral da República (PGR) abordou esta quarta-feira, em Luanda, com os responsáveis dos órgãos de comunicação social a problemática da observância do segredo de justiça no tratamento das matérias jornalísticas.

  • 05/12/2018 00:17:09

    MPLA na Caála quer militantes mais dinâmicos

    Caála - O actual momento político e socioeconómico do país requer dos militantes do MPLA, no município da Caála (Huambo), a definição de estratégias para fortificar cada vez mais o partido, tendo em vista a concretização das promessas eleitorais e o triunfo nos desafios que se avizinham.

  • 04/12/2018 15:48:33

    Governo prevê criar prémio de direitos humanos

    Luanda - O governo angolano prevê instituir, em breve, o Prémio Nacional de Direitos Humanos no sentido de estimular os diferentes actores que trabalham em prol da sua promoção e protecção no país, informou esta terça-feira, em Luanda, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz.