Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

07 Dezembro de 2018 | 11h09 - Actualizado em 07 Dezembro de 2018 | 11h20

PGR investiga mais de 50 crimes de corrupção

Lubango - A Procuradoria-Geral da República na Huíla está a instruir, desde Janeiro último, cinquenta processos por indícios da prática de corrupção nos sectores públicos e privados da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os referidos processos, na sua maioria resultante de denúncias, serão encaminhados ao tribunal para tratamento, segundo o procurador da República junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Huíla, Adão do Nascimento.

À margem de uma palestra sobre “o controlo preventivo como factor dissuasor da corrupção”, realizada nesta sexta-feira no âmbito do Dia Internacional do Combate à Corrupção (9 de Dezembro), informou que existem cidadãos detidos pelo suposto envolvimento em crimes de corrupção, quer activa como passiva, assim como em crimes de ordem conexa.

Fruto de denúncias, de Janeiro a Outubro último, estavam a ser analisados 42 processos mas, em função do desmembramento de alguns processos, o número cresceu.

Por outro lado, o procurador Adão do Nascimento defendeu que o controlo da corrupção numa empresa, tanto pública com privada, passa pela aposta na rotatividade dos quadros no exercício de funções, realização de auditoria surpresas, eliminação de “grupos separados” e a existência de um programa de denúncia interno.

Para si, a dimensão objectiva do combate e controlo da corrupção compreende leis e instituições vocacionadas, tal como a Inspecção Geral do Estado, das Finanças, Tribunal de Contas, Assembleia Nacional, Procuradoria-Geral da República, polícia, entre outros, e recomendou o envolvimento de todos os cidadãos nesta tarefa que concorre para a moralização da sociedade.

O 9 de Dezembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional do Combate à Corrupção.

Leia também
  • 05/02/2019 20:22:19

    Advogados divergem na "Burla Tailandesa"

    Luanda - O advogado dos réus Arsénio Manuel e André Roy no Caso Burla Tailandesa, Sérgio Raimundo, acusou o colega de profissão Carlos Salumbongo de estar em conflito de interesses, por defender os réus tailandeses e uma angolana, que se encontram em rota de colisão.

  • 01/02/2019 16:28:52

    Ex-director do INEA em prisão preventiva

    Luanda - O ex-director do Instituto de Estradas de Angola (INEA), Joaquim Sebastião, está em prisão preventiva, depois de ter sido ouvido quinta-feira (31) pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Luanda.

  • 29/01/2019 21:08:20

    Manuel Rabelais falha audição na DNIAP

    Luanda - O deputado angolano Manuel Rebelais faltou, nesta terça-feira, a um interrogatório no Departamento Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP) da Procuradoria-Geral da República, onde deveria ser ouvido no âmbito de um processo movido contra si, em 2018.

  • 28/01/2019 19:42:26

    Jura apela à unidade face aos desafios das autarquias

    Lubango - O secretário nacional da Jura, Agostinho Kamuango, apelou nesta segunda-feira, no Lubango, província da Huíla, à unidade face ao que considerou ?desafios das autarquias?, processo que culmina em 2020 com as primeiras eleições autárquicas no país.