06 Dezembro de 2018 | 20h09 - Actualizado em 06 Dezembro de 2018 | 20h05
PGR poderá averiguar denúncias sobre Mirex
Luanda - A Procuradoria-Geral da República (PGR) poderá averiguar a fundamentação das denúncias sobre as alegadas irregularidades ocorridas no Ministério das Relações Exteriores (Mirex) e definir a possibilidade de abertura ou não de um processo de inquérito.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


1 / 1
Directora nacional de Prevenção e Combate à Corrupção, Inocência Pinto
Foto: Joaquina Bento

Procurador-geral-adjunto da República, Pascoal Joaquim
Foto: Francisco Miúdo
A denúncia sobre eventuais irregularidades no Mirex, com maior incidência em algumas missões diplomáticas e consulares de Angola, foi feita recentemente pelo ex-inspector-geral da instituição, António Lima Viegas, nas redes sociais.
Questionado sobre o assunto, no termo do encontro entre a PGR e responsáveis dos órgãos de comunicação social, o procurador-geral-adjunto da República, Pascoal Joaquim, não confirmou nem negou a recepção das denúncias.
No entanto, referiu que “as denúncias que eventualmente se vêem nas redes sociais são questões que emergem, muitas vezes, sem fundamentos necessários”. Segundo acrescentou, a instituição não vai deixar de desenvolver o seu papel, se o assunto for levado à Procuradoria-Geral da República.
Ainda sobre o assunto, a directora nacional de Prevenção e Combate à Corrupção, Inocência Pinto, confirmou à Angop a recepção de algumas denúncias sobre o Mirex, tendo realçado que o inquérito não é público.
“Temos conhecimento da situação e a seu tempo daremos conta do facto”, informou.
A Directora Nacional de Prevenção e Combate à Corrupção tem, entre outras funções, investigar, por via de inquéritos, actos de corrupção ou de fraudes praticados por agentes públicos (....).
Leia também
-
05/02/2019 19:46:38
Minint considera falso "tráfico de órgãos" no Cunene
Luanda - O Ministério do Interior (Minint) considerou falsas as informações divulgadas nas redes sociais, sobre eventuais casos de tráfico de órgãos humanos na província do Cunene e reafirma que manterá a segurança dos cidadãos, bem como um combate cerrado a eventuais marginais.
-
05/02/2019 18:57:24
Íntegra da declaração do Presidente da República
Luanda - Íntegra da declaração pronunciado nesta terça-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, na abertura da conferência de imprensa conjunta, por ocasião da visita oficial e de trabalho do homólogo Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo.
-
05/02/2019 17:02:49
RDC considera legítima protecção da riqueza de Angola
Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, reconheceu, nesta terça-feira, em Luanda, legitimidade de Angola na protecção da sua riqueza, face à exploração de estrangeiros ilegais.
-
05/02/2019 15:54:26
PR prioriza cooperação com RDC
Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, apontou hoje, terça-feira, como prioridades a cooperação nos domínios da segurança e economia com a República Democrática do Congo (RDC).