Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

04 Dezembro de 2018 | 16h07 - Actualizado em 05 Dezembro de 2018 | 03h17

PN reforça combate às infracções fiscais para aumento das receitas do Estado

Luanda - A Polícia Nacional (PN) anunciou, esta terça-feira, a regularização das contribuições fiscais e o aumento das receitas para o Estado, mediante a prevenção e combate às infracções fiscais aduaneiras e outras práticas que contribuem para a fuga ao fisco.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Acto de encerramento dos cursos de Navegação, Mecânica Naval

Foto: Cortesia de Miqueias Machangongo/Edições Novembro

Salvador José Rodrigues - 2º Comandante Geral da Polícia Nacional no encerramento dos cursos de Navegação, Mecânica Naval

Foto: Cortesia de Miqueias Machangongo/Edições Novembro

O segundo comandante-geral da corporação, Salvador Rodrigues, ressaltou que a fuga ao fisco, que nos últimos tempos tornou-se uma prática reiterada, tem causado incalculáveis danos à economia nacional.

Informou que o sentimento de impunidade propiciava à pesca e outras práticas ilegais junto das sondas e plataformas petrolíferas, pondo em causa a segurança da produção dos produtos derivados do crude.

A alta patente policial falava no acto de encerramento dos cursos de Navegação, Mecânica Naval, Formação de Formadores, Petróleo e Gás e Fiscalização Externa Tributária, dirigido aos efectivos das distintas unidades da Polícia Fiscal (233) e da Polícia de Guarda Fronteira (38).

Lembrou que, para prevenir e combater a violação dos perímetros de segurança das zonas restritas das sondas e plataformas petrolíferas, foi criado o grupo Operativo Multisectorial para a vigilância e fiscalização marítima, cuja acção veio restituir a legitimidade e o sentimento de segurança dos funcionários dessas infra-estruturas.

Disse serem enormes os desafios que se colocam à sociedade e, à Polícia Nacional em particular, para se atingir o desiderato da reposição dos valores culturais e profissionais e a autoridade do Estado.     

Os efectivos da Polícia Fiscal e da Guarda Fronteira foram formados por especialistas angolanos e cubanos, no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições policiais dos dois Estados.

Salvador Rodrigues disse estar convicto que o caminho para melhor corresponder aos anseios e às exigências da sociedade em matéria de segurança pública passa por efectivos tecnicamente capazes e conscientes dos seus deveres e dos princípios que norteiam a missão de ser polícia, sendo firme mas respeitando o cidadão.

A Polícia Fiscal é o órgão operativo do Comando-Geral da PN ao qual compete assegurar a fiscalização de mercadorias que entram, transitem e saíam do país, nas zonas em que a Administração Geral Tributária (AGT) exerce a sua jurisdição.

Assuntos Polícia Nacional  

Leia também
  • 04/12/2018 13:02:38

    Polícia vai punir agentes do "Caso Gajajeira"

    Luanda - A Polícia Nacional vai sancionar os agentes da corporação que cometeram excessos, na última segunda-feira, durante a acção de recolha de bens das vendedoras do mercado da Gajajeira, em Luanda.

  • 13/11/2018 21:45:52

    Encerrados 34 templos de adoração

    Luanda - Trinta e quatro templos de adoração e cinco locais de culto foram encerrados, no quadro da operação resgate, levada a cabo pelo Ministério do Interior e a Polícia Nacional, informou nesta terça-feira, em Luanda, o porta-voz da corporação, Orlando Paulo Bernardo.

  • 13/11/2018 21:09:22

    Detidos mais de quinhentos cidadãos

    Luanda - Quinhentos e nove cidadãos foram detidos nos últimos sete dias, pela prática de crimes diversos, anunciou nesta terça-feira, em Luanda, o porta-voz da Polícia Nacional, Orlando Paulo Bernardo.