Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Dezembro de 2018 | 12h52 - Actualizado em 14 Dezembro de 2018 | 14h39

Angola reafirma compromisso com direitos humanos

Luanda - A secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Cardoso, reafirmou nesta sexta-feira o compromisso do Executivo angolano na implementação efectiva de um sistema eficiente de promoção e protecção dos Direitos Humanos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Cardoso

Foto: Joaquina Bento

No quadro da implementação desse sistema, Ana Celeste Cardoso informou que o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos vai se engajar, em 2019, para torná-lo mais justo e exequível.

A secretária de Estado discursava na abertura de um seminário de capacitação e refrescamento dos membros do grupo técnico da comissão intersectorial para a elaboração dos relatórios nacionais de Direitos Humanos (CIERNDH).

  

O processo inclui o reforço da formação dos quadros, fundamentais para a materialização da agenda governativa.

Admitiu, com a aprovação da estratégia Nacional dos Direitos Humanos, a possibilidade de se disponibilizar alguns relatórios de Direitos Humanos ao escrutínio dos cidadãos antes de serem submetidos aos diferentes órgãos.

Ana Celeste Januário manifestou-se satisfeita pelo facto de o país não ter relatórios em falta, tendo a comissão, nos nove anos de existência (2009-2018) elaborado 17 documentos expositivos da situação dos direitos do humanos.

Explicou que a existência de mecanismos com a CIERNDH faz parte de boas práticas reconhecidas pelo sistema africano dos Direitos Humanos e pelas Nações Unidas.

O seminário realiza-se quatro dias depois de se ter assinalado o dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado anualmente a 10 de Dezembro.

Leia também
  • 28/12/2018 18:08:14

    Justiça promove funcionários ao regime especial

    Luanda - Dois mil e 885 funcionários do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos passaram para o regime especial e outros 747, do regime geral, foram promovidos, informou o titular da pasta, Francisco Queiroz.

  • 14/12/2018 15:18:27

    Angola abre-se mais aos Direitos Humanos

    Luanda - A comissária africana para os direitos humanos e dos povos, Maria Teresa Manuela, declarou nesta sexta-feira que Angola vive uma maior abertura no domínio dos Direitos Humanos, desde a ascensão de João Lourenço a Presidente da República.

  • 12/12/2018 18:56:36

    UE investe 14 milhões de euros para projecto de registo de nascimento

    Luanda - A União Europeia (EU) confirmou o financiamento de 14 milhões de euros para apoiar o projecto de registo de nascimento "identidade e justiça para crianças" no país, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos com apoio de parceiros internacionais.