Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

30 Dezembro de 2018 | 17h30 - Actualizado em 30 Dezembro de 2018 | 17h30

Bengo: Sistema de ensino regista crescimento de 14 por cento

Caxito - O número de alunos inseridos no sistema de ensino na província do Bengo, em 2018, registou um crescimento de 14 por cento, em relação ao período anterior, tendo atingido a cifra global de mais de 157 mil alunos matriculados.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O facto foi anunciado pela governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, que apontou o grau de aproveitamento escolar em 2018 em mais de 80 por cento (dados provisórios).

A governante, que falava na tradicional cerimónia de cumprimentos de fim de ano, afirmou que a província ganhou, igualmente, neste ano uma escola do ensino especial no município do Dande, e estão em construção nove escolas em quatro dos seis municípios da província.

Ainda neste domínio, referiu, o sector receberá, em 2019, mais 800 professores apuados no último concurso público.

No sector da saúde, a governadora apontou a reabertura do bloco operatório do hospital geral da Barra do Dande, a extensão das hemotransfusões ao município do Ambriz, a entrega de ambulâncias aos hospitais do Ambriz, Nambuangongo, Bula Atumba e Dande, como principais acções a feitas em 2018.

Relativamente ao fornecimento de água à população, afirmou que está em curso a construção de 104 sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, bem como a reabilitação dos sistemas de água das sedes comunais e a manutenção dos pontos de água inoperantes em todos os municípios.  

No sector energético destacou o início da entrada em funcionamento da subestação eléctrica do município do Ambriz, arranque da electrificação do sector 11 do Panguila e da comuna da Barra do Dande.

Referiu ainda que em 2018 começou a emissão local do alvará comercial, tendo sido licenciadas 679 empresas, no âmbito da desconcentração dos serviços públicos.

A distribuição aos jovens de 900 lotes de terrenos para auto-construção dirigida no Dande, a primeira Feira do Emprego e Profissões, bem como a construção de infra-estruturas para ocupar os tempos livres da juventude, constam das acções relevantes desenvolvidas em 2018 na província do Bengo.

“Assumimos o compromisso de uma maior interação e consulta aos cidadãos, no âmbito de uma governação cada vez mais participativa, dando cumprimento ao novo paradigma nacional de diálogo, transparência, combate a corrupção e as más práticas”, reafirmou Mara Quiosa.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 05/01/2019 16:35:55

    Justiça deve dar resposta eficiente à corrupção

    Caxito - A presidente do Tribunal Provincial do Bengo, Maria Cristóvão Pacavira, recomendou aos órgãos que intervém na administração da Justiça da província do Bengo a estarem amplamente municiados de técnicas e conhecimentos elevados para dar resposta adequada aos casos de corrupção e branqueamento de capitais que eventualmente surjam.

  • 29/12/2018 21:26:07

    País deve aumentar intervenção em África

    Caxito - O ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, defendeu este sábado, em Caxito (Bengo), a necessidade de o país aumentar a capacidade de intervenção nos assuntos que dizem respeito a prevenção de conflitos em África.

  • 18/12/2018 23:27:42

    DRM ultrapassa número de recenseados em 2018

    Caxito - O Distrito de Recrutamento e Mobilização Provincial recenseou, este ano no Bengo, 900 jovens abrangidos pelo serviço militar obrigatório, cifra superior a previsão de cerca de 700 cidadãos.