Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

07 Março de 2018 | 12h59 - Actualizado em 07 Março de 2018 | 12h59

Criada comissão multissectorial para património cultural

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, criou por despacho a Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, com o objectivo de promover a implementação de programas de conservação e a gestão participativa do património cultural.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República, João Lourenço

Foto: Francisco Miúdo/Arquivo

Segundo uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, chegada nesta quarta-feira à Angop, em Luanda, a comissão é coordenada pelo Vice-presidente da República e integra a ministra da Cultura (coordenadora adjunta), os ministros do Interior, das Relações Exteriores, da Administração do Território e Reforma do Estado, do Turismo, da Construção e Obras Públicas e da Comunicação Social.

As ministras do Ordenamento do Território e Habitação, do Ambiente, das Pescas e do Mar, do Ensino Superior, da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação também fazem parte da referida comissão.

A mesma integra ainda os secretários do Presidente da República para os Assuntos Sociais, para os Assuntos Regionais e Locais, o Assessor Económico e Social do Vice-presidente da República, o Director Geral do Instituto Nacional do Património Cultural e Representante da Comissão Nacional da UNESCO.

Entre as atribuições da Comissão Multissectorial, está a missão de submeter ao departamento ministerial responsável pelo sector da Cultura, propostas de bens classificados passíveis de elevação a Património da Humanidade e acompanhar o processo de candidatura e inscrição.

Funcionará por um período de três anos.

Num outro despacho, enviado à Angop, o Presidente da República, João Lourenço, criou a Comissão Interministerial encarregue do Acompanhamento do Exercício da Liberdade Religiosa, Crença e Culto em Angola, que é coordenada pela ministra da Cultura.

Em despacho tornado público, o Chefe de Estado sustenta a iniciativa com a necessidade do país assegurar os direitos, deveres e garantias dos cidadãos, regularizar os procedimentos à constituição de confissões religiosas e do seu relacionamento com o Estado, assim como garantir a participação dos líderes religiosos no processo de formulação e implementação de políticas públicas relativas ao fenómeno religioso.  

A comissão interministerial tem um prazo de vigência de dois anos, período em que deverá submeter, ao Presidente da República, de seis em seis meses, um relatório de actividades.

Integram a referida comissão, os ministros do Interior, das Relações Exteriores, da Administração do Território e Reforma do Estado, da Justiça e dos Direitos Humanos, da Acção Social e os secretários do Presidente da República para os Assuntos Judiciais e Jurídicos e para os Assuntos Sociais.

Leia também
  • 21/03/2018 05:15:06

    PR participa no lançamento da Zona de Livre Comércio

    Kigali (dos enviados especiais) - O Presidente da República de Angola, João Lourenço, e os líderes de outros 54 países africanos rubricam hoje, em Kigali, o acordo para o lançamento da Zona Livre de Comércio Continente.

  • 20/03/2018 23:30:45

    Angola: Conselho da República reúne-se quinta-feira

    Luanda - O Conselho da República reúne-se pela primeira vez na próxima quinta-feira, 22, no Palácio da Cidade Alta, sob a presidência do Chefe de Estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço.

  • 20/03/2018 16:02:55

    PR já em Kigali para Cimeira de Chefes de Estado

    Kigali (Dos enviados Especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, acabou de chegar a Kigali, capital do Rwanda, para quarta-feira participar na X Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado da União Africana, que proclamará a Zona de Livre Comércio Continental.

  • 20/03/2018 12:39:22

    Presidente da República viaja a Kigali

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, viajou, no princípio da tarde desta terça-feira, para Kigali, capital do Rwanda, onde vai participar na X Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado da União Africana, que proclamará a Zona de Livre Comércio Continental (ZLEC), na próxima quarta-feira, 21.