Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

07 Março de 2018 | 15h49 - Actualizado em 08 Março de 2018 | 18h07

Executivo vai construir novo Santuário da Muxima

Luanda - O Executivo angolano mantém o compromisso de construir um novo Santuário da Nossa Senhora da Muxima, afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Da esquerda para direita: Paulino Baptista, Teodolinda Coelho, Rui Mangueira e José Patrício

Foto: Francisco Miúdo

Presidente da República, João Lourenço

Foto: Francisco Miudo

Trata-se de um santuário ligado à Igreja Católica onde pontifica uma imagem da virgem Maria.

Tornou-se em local de devoção espiritual que tem passado de geração em geração, sendo o maior espaço de devoção popular em Angola, com os peregrinos a chegarem por via terrestre e fluvial.

Localizada à margem do Rio Kwanza, no município luandense da Quissama, o local foi ocupado pelos portugueses em 1589 que, dez anos depois, ali construíram uma fortaleza e a igreja de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como “Mamã Muxima”.

Segundo o Presidente João Lourenço, que falava durante a cerimónia de empossamento de novos embaixadores de Angola, entre os quais para o Estado do Vaticano, Paulino Baptista, estão em curso diligências para a obtenção de financiamento para concretizar esse desejo do Estado angolano e da Igreja Católica.

Durante a intervenção, o Chefe de Estado disse ter sido ultrapassada a questão sobre a extensão em todo o território nacional do sinal da Rádio Ecclesia, emissora Católica de Angola.

 “Estes são alguns dos passos concretos que podem aproximar ainda mais Angola a um Estado importante como é o Vaticano”, frisou o Presidente.

Na cerimónia foram igualmente empossados os novos embaixadores de Angola na Áustria e representante permanente junto da ONU e outras organizações internacionais em Viena, Teodolinda Rosa Rodrigues Coelho, na Turquia, José Gonçalves Martins Patrício e no Reino da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, Rui Jorge Carneiro Mangueira.

Leia também
  • 08/11/2018 17:21:25

    Reino Unido confirma financiamento a Angola

    Luanda - A baronesa britânica Lindsay Northover, enviada especial da primeira-ministra, Theresa May, confirmou hoje, quinta-feira, que o governo do seu país tem disponível para Angola financiamento para projectos nos sectores da energia e saúde.

  • 08/11/2018 16:36:21

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 08/11/2018 10:59:47

    Petrolífera ENI reafirma investimento em Angola

    Luanda - A multinacional do sector petrolífero ENI vai continuar a investir em Angola, um mercado onde, nos últimos 12 meses, a empresa registou um aumento da sua produção na ordem dos 50 mil barril/dia.

  • 08/11/2018 10:59:42

    Campus Universitário da UAN retoma obra da Fase 1

    Luanda - Os trabalhos de conclusão da Fase 1 das instalações do Campus Universitário da Universidade Agostinho Neto (UAN), no distrito urbano da Cidade Universitária, à Camama, em Luanda, vão ser retomadas em breve, dependendo unicamente da abertura do respectivo concurso público.