Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Março de 2018 | 18h14 - Actualizado em 12 Março de 2018 | 18h13

Bié: Mais de oitenta reclusos aguardam julgamentos

Cuito - Oitenta e quatro reclusos, na condição de detidos, aguardam por julgamentos na comarca do Bié, num universo de 416 processos em fase de instrução com a mesma condição, informou hoje, segunda-feira, o Juiz Presidente do Tribunal local, Octávio Diniz Chipindo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Juiz Presidente do Tribunal Provincial do Bié, Octávio Diniz Chipindo

Foto: JULINO CAPINGALA

Entrevistado pela Angop na cidade do Cuito, o magistrado disse estarem ainda em curso mil e 454 processos com réus presos, menos 100 em relação ao período passado de 2017, com 482 cidadãos condenados.

Octávio Diniz Chipindo revelou que, actualmente, estão detidos 892 cidadãos na comarca, concebida apenas para 250 reclusos, considerando a situação de superlotação.    

Entretanto, o magistrado apontou os crimes contra as pessoas, homicídios, furtos, roubos e burlas como os principais, tendo defendido, por outro lado, o aumento de mais salas para leituras de julgamentos, para juntar-se às duas disponíveis para oito juízes. 

A situação, de acordo com o Juiz, condiciona em grande medida na celeridade de alguns processos, apesar de ser objectivo do órgão resolver com urgência a cada problema.

Leia também
  • 05/11/2018 19:28:16

    Especialista destaca contributo das FAA na preservação da paz

    Cuito - O contributo dos militares angolano na conquista e preservação da paz em Angola foi ressaltado esta segunda-feira, na província do Bié, pelo psicopedagogo Adolfo Ukuassapi, quando intervinha na palestra sobre ?Angola 43 anos da sua história como Independente, na África e no Mundo?.

  • 05/11/2018 17:48:15

    Governador ressalta liberdade como ganho da Independência Nacional

    Cuito - A reconstrução e o processo de reconciliação nacional em curso no país constituem os principais ganhos que a nação angolana alcançou durante os 43 anos de independência nacional, ressaltou o governador do Bié, Pereira Alfredo.

  • 26/10/2018 18:46:34

    Bié: Candidatos a liderança da JURA caçam votos na província

    Cuito - Dois candidatos a secretário-geral da JURA, nomeadamente Nelito Ekuikui e Alicerces Mango, trabalharam hoje (sexta-feira), cidade do Cuito, província do Bié, visando convencer o eleitorado votante no quarto congresso desta organização, a realizar-se em Novembro deste ano.

  • 24/10/2018 20:49:18

    Tribunal efectua julgamento de mais de 600 arguidos

    Cuito - O Tribunal da Comarca do Bié procedeu ao julgamento de 664 processos de crimes diversos, desde Janeiro do ano em curso a presente data, afirmou hoje, no Cuito, o juiz presidente daquela instituição, Octávio Dinis Chipondo.