Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Março de 2018 | 18h14 - Actualizado em 12 Março de 2018 | 18h13

Bié: Mais de oitenta reclusos aguardam julgamentos

Cuito - Oitenta e quatro reclusos, na condição de detidos, aguardam por julgamentos na comarca do Bié, num universo de 416 processos em fase de instrução com a mesma condição, informou hoje, segunda-feira, o Juiz Presidente do Tribunal local, Octávio Diniz Chipindo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Juiz Presidente do Tribunal Provincial do Bié, Octávio Diniz Chipindo

Foto: JULINO CAPINGALA

Entrevistado pela Angop na cidade do Cuito, o magistrado disse estarem ainda em curso mil e 454 processos com réus presos, menos 100 em relação ao período passado de 2017, com 482 cidadãos condenados.

Octávio Diniz Chipindo revelou que, actualmente, estão detidos 892 cidadãos na comarca, concebida apenas para 250 reclusos, considerando a situação de superlotação.    

Entretanto, o magistrado apontou os crimes contra as pessoas, homicídios, furtos, roubos e burlas como os principais, tendo defendido, por outro lado, o aumento de mais salas para leituras de julgamentos, para juntar-se às duas disponíveis para oito juízes. 

A situação, de acordo com o Juiz, condiciona em grande medida na celeridade de alguns processos, apesar de ser objectivo do órgão resolver com urgência a cada problema.

Leia também
  • 05/02/2019 00:46:39

    Município de Camacupa ganha novas infraestruturas sociais

    Camacupa - A população do município de Camacupa, província do Bié, ganhou novas infra-estruturas sociais, inauguradas segunda-feira no quadro das celebrações do Dia do início da Luta Armada.

  • 01/02/2019 17:32:46

    Empresária Celeste de Brito mentiu em Tribunal - Fonte próxima do processo

    Luanda - A empresária Celeste de Brito, um dos nomes de relevo do mediático processo "Mega Burla Tailandesa", terá mentido aos juízes no dia em que começou a ser ouvida no Tribunal Supremo, quando afirmou ter mantido dois encontros com o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.

  • 31/01/2019 18:42:37

    Celeste de Brito rejeita suposto suborno a Norbeto Garcia

    Luanda - A ré Celeste de Brito, arrolada no caso "Burla Tailandesa", rejeitou acusações de ter subornado o co-réu Norbeto Garcia, ex-director da Unidade Técnica de Investimento Privado (UTIP), para auxiliar à entrada ao país de supostos investidores tailandeses.

  • 31/01/2019 18:28:55

    Delegação multi-sectorial avalia resultados da Operação Transparência

    Cuito - Uma delegação multi-sectorial, chefiada pela sub-procuradora geral da República junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Elisabeth Paulo, avaliou esta quinta-feira os resultados da ?Operação Transparência? na província do Bié, tendo em conta os objectivos que o Estado pretende atingir com a implementação dessa operação.