Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Março de 2018 | 18h14 - Actualizado em 12 Março de 2018 | 18h13

Bié: Mais de oitenta reclusos aguardam julgamentos

Cuito - Oitenta e quatro reclusos, na condição de detidos, aguardam por julgamentos na comarca do Bié, num universo de 416 processos em fase de instrução com a mesma condição, informou hoje, segunda-feira, o Juiz Presidente do Tribunal local, Octávio Diniz Chipindo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Juiz Presidente do Tribunal Provincial do Bié, Octávio Diniz Chipindo

Foto: JULINO CAPINGALA

Entrevistado pela Angop na cidade do Cuito, o magistrado disse estarem ainda em curso mil e 454 processos com réus presos, menos 100 em relação ao período passado de 2017, com 482 cidadãos condenados.

Octávio Diniz Chipindo revelou que, actualmente, estão detidos 892 cidadãos na comarca, concebida apenas para 250 reclusos, considerando a situação de superlotação.    

Entretanto, o magistrado apontou os crimes contra as pessoas, homicídios, furtos, roubos e burlas como os principais, tendo defendido, por outro lado, o aumento de mais salas para leituras de julgamentos, para juntar-se às duas disponíveis para oito juízes. 

A situação, de acordo com o Juiz, condiciona em grande medida na celeridade de alguns processos, apesar de ser objectivo do órgão resolver com urgência a cada problema.

Leia também
  • 21/03/2018 19:02:26

    Centro de Cacuso inicia formação de polícias

    Malanje - Quinhentos ex-desmobilizados das Forças Armadas Angolanas (FAA) serão formados, a partir de Abril próximo, no Centro de Formação Básica Regional Norte da Polícia Nacional, localizado no município de Cacuso, com vista a ingressar na corporação, no âmbito do arranque do processo instrutivo do referido centro.

  • 20/03/2018 18:45:24

    Comandante apela combate cerrado à imigração ilegal

    Mbanza Kongo - O comandante provincial do Zaire da Polícia Nacional, Manuel Gouveia, recomendou hoje, terça-feira, em Mbanza Kongo, um combate cerrado à entrada ilegal de estrangeiros no território nacional.

  • 16/03/2018 18:47:46

    UNITA quer diálogo aberto com as comunidades

    Saurimo - A UNITA pretende manter um diálogo permanente com as comunidades, para dar a conhecer os seus programas que visam a melhoria das condições de vida das populações, disse hoje, sexta-feira, o secretário-geral do partido, Marcolino Nhany.

  • 12/03/2018 18:53:28

    Ministro da Defesa Nacional avalia condições sociais das unidades militares

    Cuito - O ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Cerqueira, avaliou hoje (segunda-feira), na cidade do Cuito, o grau de operatividade e as condições sociais dos militares estacionados nas unidades militares desta região, durante a visita de algumas horas à província do Bié.