Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Março de 2018 | 13h29 - Actualizado em 14 Março de 2018 | 13h28

Enaltecido desempenho dos primeiros presidentes de Angola e Cuba

Luanda - O papel desempenhado por António Agostinho Neto e Fidel Castro Ruz, primeiros presidentes de Angola e Cuba, na luta pela liberdade e independência de alguns países de África, foi enaltecido durante uma palestra realizada nesta quarta-feira, no bairro da Kinanga, distrito da Ingombota, em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Memorial António Agostinho Neto

Foto: Pedro Parente

O reconhecimento foi feito durante uma conferência realizada no Memorial António Agostinho Neto sob o tema “ Neto e Fidel: uma amizade que contribuiu para a  libertação de África”.

O prelector foi secretário-geral da Associação de Amizade Angola e Cuba, Fernando Jaime que fez uma narração sobre as acções da intervenção cubana, desde Janeiro de 1961, que se estendeu para muitos países de africanos culminando com a independência de Angola e libertação de outros, principalmente da África Austral.

Por sua vez, a embaixadora de Cuba em Angola, Ester Glória Cardena, disse que os sentimentos solidários dos dois líderes representa a história de povos que decidiram combater pelo direito de ser livre e ajudando outras pátrias.

A conferência foi concebida para reflectir sobre o resgate de valores como a amizade e a liberdade, visando a construção de uma sociedade moderna, actuante e solidária onde a consciência patriótica e o civismo, devem constituir o ponto de partida.

Durante  a conferência organizada pelo Centro Cultural, Agostinho Neto do Bairro Operário, artistas angolanos e cubanos entoaram várias músicas no estilo de trova.

Estiveram presentes deputados, membros do Executivo, das Forças Armadas Angolanas, Polícia Nacional, antigos estudantes angolanos em Cuba e da Organização de Pioneiros de Agostinho Neto (OPA).

Leia também
  • 21/03/2018 12:06:13

    Amangola pretende reactivar diálogo sobre combate à corrupção

    Luanda - Reavivar e tornar sustentável o diálogo permanente em torno dos desafios do combate à corrupção, ao nepotismo e branqueamento de capitais, nas províncias e junto das comunidades angolanas no estrangeiro, vai ser prioridade da União das Associações de Angola (Amangola).

  • 09/03/2018 18:12:41

    CASA-CE defende realojamento dos cidadãos

    Luanda - A necessidade de realojamento dos cidadãos que habitam em zonas de risco, por formas a salvaguardar vidas humanas, foi defendida nesta sexta-feira, em Luanda, pelo presidente da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), Abel Chivukuvuku.

  • 05/03/2018 00:12:03

    Angola: MPLA consternado com a morte de militantes

    Luanda - O Secretariado do Bureau Político do MPLA manifesta a sua desolação, pela morte de cinco militantes da Organização da Mulher Angolana (OMA) e o ferimento de outras 27, vítimas do acidente de viação, ocorrido sábado, dia três de Março de 2018, na província do Huambo.