Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Maio de 2018 | 22h20 - Actualizado em 13 Maio de 2018 | 13h19

Ministro português da Defesa em Luanda

Luanda - O ministro português da Defesa, José Azevedo Lopes, chegou neste sábado, a Luanda, para uma visita de trabalho de cinco dias, no âmbito do reforço da cooperação bilateral no domínio da Defesa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira de Portugal

Foto: Henri Celso

Em declarações à imprensa, a sua chegada a Luanda, o ministro mostrou-se satisfeito com a transferência do processo do caso do ex vice-presidente da República, Manuel Vicente, para Angola, tendo adiantado que se trata de “uma circunstância feliz”.

“Não vou esconder que prefiro chegar a Angola com esta decisão judicial”, mas não deixou de recordar que o convite, para visitar o país, foi feito há mais de um mês, e este desfecho destaca aquele que foi, sempre, o objectivo, "não haver interferência do poder judicial em Portugal".

Apontou como objectivo da sua deslocação a Angola o reforço da cooperação técnico-militar que desde 1983, permitiu formar mais de mil angolanos dos diferentes ramos das Forças Armadas.

Considerou a relação no domínio da Defesa muito rica, antiga, profícua e benéfica para os dois países.

Durante a sua permanência no país o governante luso vai, com as autoridades angolanas, passar em revista o estado de implementação do programa de cooperação entre Portugal e Angola, perspectivando-se a assinatura de um novo programa para o quadriénio 2018-2021.

Em Luanda, o titular da Defesa de Portugal deverá participar na 17ª Reunião da Comissão mista bilateral luso-angolana.

Leia também
  • 06/02/2019 03:02:01

    Presidente italiano inicia programa de visita a Angola

    Luanda - O Presidente da Itália, Sergio Mattarella, inicia hoje, quarta-feira, o programa de visita a Angola com um encontro à porta fechada como o seu homólogo angolano, João Lourenço.

  • 05/02/2019 22:46:17

    Angola e Suécia querem ampliar oportunidades de negócios

    Estocolmo - Empresários, diplomatas e representantes de sectores oficiais de fomento comercial de Angola e da Suécia participam, quinta-feira, em um seminário de negócios denominado “Tempo para aumentar as actividades de negócios em Angola”, que terá lugar na capital sueca (Estocolmo), com objectivo de ampliar a oportunidades de negócios.

  • 05/02/2019 19:56:08

    PR italiano já em Luanda para visita de três dias

    Luanda - O Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, encontra-se desde as primeiras horas da noite de hoje (dia 05) em Luanda, a convite do homólogo angolano, João Lourenço, para, entre outros assuntos, analisar e aprofundar as relações bilaterais com Angola.

  • 05/02/2019 17:02:49

    RDC considera legítima protecção da riqueza de Angola

    Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, reconheceu, nesta terça-feira, em Luanda, legitimidade de Angola na protecção da sua riqueza, face à exploração desta por estrangeiros ilegais.