Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

20 Maio de 2018 | 15h32 - Actualizado em 20 Maio de 2018 | 15h31

JMPLA encerra II acampamento produtivo municipal

Luena - A análise sobre as bases ideológicas fundamentais da JMPLA marcou o último dia de trabalhos do II acampamento produtivo municipal da organização juvenil, que decorreu de 15 a 20 do corrente mês, na localidade de Pinto Lumege, arredores da cidade do Luena.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

JMPLA encerra II acampamento produtivo municipal no Moxico

Foto: kinda kyungu

1º Secretário Municipal do MPLA do Moxico, Valdemar Salomão

Foto: kinda kyungu

 Ao dissertar o tema Paulino Luembe disse que a ideologia pode estar ligada a acções politicas, económicas e sociais com tendência de organizar a sociedade, baseando-se na ética, cultura, moralismo e respeito.

Quanto as bases fundamentais da JMPLA, aferiu que são aquelas que foram concebidas pelo MPLA como organização juvenil de massas, cujos objectivos visaram fundamentalmente, a educação, a elevação da consciência política, patriótica e a promoção cultural e técnica dos jovens angolanos.

A mobilização da juventude para os mais variados objectivos da luta, conferindo a juventude a missão natural histórica de viveiro de militantes e quadros do MPLA, é segundo o prelector outra base fundamental da criação da organização juvenil.

Referiu que a JMPLA como organização social do MPLA é autónoma e rege-se por estatuto próprio, orientando - se pela linha política do MPLA, assente nos princípios e valores do socialismo democrático.

Paulino Luembe exortou na ocasião, os militantes da organização juvenil do partido a assumirem-se como defensores dos ideais dos jovens, contribuindo para a definição de políticas que promovam a sua formação multifacetada e protejam os seus mais legítimos interesses e direitos, particularmente, no respeitante à educação integral, a formação profissional, ao emprego e à habitação.   

Por seu turno, o primeiro secretário municipal do MPLA, Valdemar Salomão, enalteceu a realização deste evento que transformou -se num espaço de construção e reflexão dos desafios da juventude angolana no geral, da província em particular e do município do Moxico em especial.

“Quero acreditar que as bases aqui construídas sirvam de modelo para que com alguma abertura, nos nossos locais de residências possamos debater sobre os principais males que nos afligem como, as doenças sexualmente transmissíveis, o desemprego, a delinquência, entre outros”, sublinhou.

Apelou aos mais de 200 militantes acampados para desenvolverem o sentimento patriótico e a unir - se em torno da liderança do seu partido, promovendo a coesão e a solidariedade, pois como disse, unidos serão mais fortes para enfrentar os desafios que se avizinham, tais como as eleições autárquicas previstas para 2020.

Durante cinco dias, os jovens acampados, engajaram - se activamente nas actividades produtivas e de mobilização da população residente nas áreas circunvizinhas sobre a prevenção contra a malária, tendo distribuído mosquiteiros há mais de 150 famílias.

A maioria de jovens contactados pela Angop, no local manifestou-se satisfeito com a organização do evento, afirmando em unanimidade que regressam a procedência com o sentimento de missão cumprida.

Promovido sob o lema “A Juventude e os novos desafios”, no âmbito da jornada “Abril Jovens”, aproveitando a pausa pedagógica, o acampamento visou reflectir sobre o contexto actual do país em geral e abordar desafios em prol ao  desenvolvimento da província do Moxico, em particular.

Leia também
  • 05/02/2019 05:43:18

    Pinda Simão enaltece sacrifício dos nacionalistas

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, enalteceu o empenho dos heróis de 04 de Fevereiro, que deram à sua vida e consentiram sacrifícios para o alcance da independência nacional.

  • 05/02/2019 00:46:39

    Município de Camacupa ganha novas infraestruturas sociais

    Camacupa - A população do município de Camacupa, província do Bié, ganhou novas infra-estruturas sociais, inauguradas segunda-feira no quadro das celebrações do Dia do início da Luta Armada.

  • 04/02/2019 16:37:21

    Inauguração de vários empreendimentos marca 53º aniversário do início da Luta Armada

    Camanongue - A inauguração de um Jango para os antigos combatentes e veteranos da pátria e do Centro Infantil Comunitário (CIC), hoje, segunda - feira, na sede municipal de Camanongue, pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, marcou as comemorações do 53º aniversário do início da luta armada em Angola.

  • 04/02/2019 14:06:33

    Ministro pede união aos angolanos

    Cabinda - O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, pediu nesta segunda-feira, em Cabinda, que os angolanos tenham união e força para vencer os desafios, seguindo o exemplo, a bravura e determinação dos heróis do 4 de Fevereiro de 1961.