Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

30 Maio de 2018 | 08h55 - Actualizado em 30 Maio de 2018 | 11h28

Angola confirma interesse na Francofonia

Toulouse (Dos enviados especiais) - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, confirmou terça-feira em Castelnaudary, arredores de Toulouse, o interesse de Angola integrar a Organização Internacional da Francofonia, com o estatuto de membro observador.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto (arquivo)

Na base desse interesse está o facto de o país estar numa zona geográfica limitada por países que pertencem a dois grupos linguísticos diferentes.

Angola situa-se na costa do Atlântico Sul de África, entre a Namíbia (língua oficial Inglês), o Congo (Francês), a República Democrática do Congo (Francês) e a Zâmbia (Inglês).

“Somos lusófonos, temos vizinhos anglófonos e francófonos. Temos tudo a ganhar se tivermos perto de todo o tipo de organização, que esses países vizinhos” integram, declarou.

No balanço da visita do Presidente da República, João Lourenço, a França, o ministro Manuel Augusto destacou a importância da Francofonia e da Commonwealth (comunidade de países de língua inglesa) no mundo, como factor congregador de vários continentes.

A visita a França do Chefe de Estado angolano termina na hoje (quarta-feira).

Leia também
  • 02/01/2019 20:44:54

    Presidente da República exonera governadores

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, exonerou, hoje, os governadores provinciais de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos, e do Cuanza Sul, Eusébio Teixeira de Brito.

  • 02/01/2019 20:29:36

    PR exonera ministras das Pescas e Acção Social

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, exonerou, hoje, Victória Francisco Lopes Cristóvão de Barros Neto, do cargo de ministra das Pescas e do Mar, e Victória Francisco Correia da Conceição, do cargo de ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

  • 31/12/2018 07:50:28

    Retrospectiva2018: Executivo reestrutura Mirex

    Luanda - O início do processo de reestruturação do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) constituiu uma das principais acções deste sector, em 2018.

  • 21/12/2018 14:59:33

    PR nega que combate à corrupção seja apenas do MPLA

    Luanda - O presidente da República, João Lourenço, disse hoje (sexta-feira) que o MPLA não pretende monopolizar a luta contra a corrupção, apenas tomou essa iniciativa.