Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

02 Julho de 2018 | 12h20 - Actualizado em 02 Julho de 2018 | 12h20

Presidente da República discursa no Parlamento Europeu

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, desloca-se nesta terça-feira (3 de Julho) à cidade de Estrasburgo, França, para discursar no dia seguinte no Parlamento Europeu.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República, João Lourenço

Foto: Cedida pela fonte

Segundo uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, chegada nesta segunda-feira à Angop, será a primeira vez que um Chefe de Estado angolano irá discursar no referido hemiciclo.

O Presidente João Lourenço tomará a palavra diante dos eurodeputados ao fim da manhã de quarta-feira, devendo regressar ao país no mesmo dia.

Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu é um fórum de debate político e de tomada de decisões a nível da União Europeia (UE).

Os seus deputados são directamente eleitos por sufrágio universal, em todos os estados membros, para representarem, durante cinco anos, os interesses dos cidadãos no que respeita à elaboração de leis e se certificar de que as outras instituições da comunidade trabalham de forma democrática.

O Parlamento actua como co-legislador, partilhando com o Conselho o poder de aprovar e alterar as propostas legislativas e de decidir em matéria de orçamento da União Europeia.

O mesmo fiscaliza igualmente o trabalho da comissão e de outros órgãos da união, assim como coopera com os parlamentos nacionais dos países membros, na obtenção dos seus pontos de vista.

O órgão legislativo entende que o seu papel consiste não só em promover a tomada de decisões democrática na Europa, mas também em apoiar a luta em favor da democracia, da liberdade de expressão e de eleições justas em todo o mundo.

O deputado António Tajani, de nacionalidade italiana, preside desde 17 de Janeiro de 2017 o Parlamento Europeu, órgão legislativo composto por 751 deputados.

Leia também
  • 05/02/2019 17:02:49

    RDC considera legítima protecção da riqueza de Angola

    Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, reconheceu, nesta terça-feira, em Luanda, legitimidade de Angola na protecção da sua riqueza, face à exploração de estrangeiros ilegais.

  • 05/02/2019 15:54:26

    PR prioriza cooperação com RDC

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, apontou hoje, terça-feira, como prioridades a cooperação nos domínios da segurança e economia com a República Democrática do Congo (RDC).

  • 04/02/2019 13:49:13

    Félix Tshisekedi chega a Luanda terça-feira

    Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, chega terça-feira (05) a Luanda, para uma visita oficial e de trabalho de algumas horas, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço.

  • 04/02/2019 12:44:12

    Presidente da Itália visita Angola

    Luanda - A convite do Presidente da República de Angola, João Lourenço, chega a Luanda na terça-feira, 5 de Fevereiro, o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, para uma visita de Estado que se prolongará até quinta-feira.