Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Julho de 2018 | 18h56 - Actualizado em 09 Julho de 2018 | 18h56

Angola e Suíça reforçam cooperação no domínio judiciário

Luanda - O procurador-geral da República, Hélder Fernando Pitta-Gróz, deslocou-se nesta segunda-feira a Suíça, no âmbito da cooperação judiciária internacional em matéria penal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Procurador-geral da República, Hélder Fernando Pitta-Gróz

Foto: Lino Guimarães

Segundo um comunicado de imprensa da Procuradoria-Geral da República, durante a sua estadia na Suíça, serão tratados assuntos de interesse comum e preparado um protocolo de cooperação, a ser assinado entre as partes.

No domínio judiciário, Angola e a Suíça pretendem criar mecanismos institucionais para troca de informação e estabelecer procedimentos de actuação, sempre que necessário.

Hélder Fernando Pitta-Gróz faz-se acompanhar das directoras nacional de prevenção e combate a corrupção e do gabinete de cooperação e intercâmbio internacional da Procuradoria-Geral da República.

As relações político-diplomática e de cooperação entre a República de Angola e a Suíça remontam desde os primeiros anos da independência nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

O envolvimento da Suíça em Angola traduzia-se fundamentalmente em acções de carácter humanitário, através do sector de ajuda humanitária, nomeadamente na desminagem, na construção da Escola Técnica Agrária de Catofe, entre outras.  

Em Maio de 2015, Angola e Suíça assinaram um memorando de entendimento, no quadro da promoção das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.

O referido memorando tinha como finalidade estabelecer um processo de consultas políticas, a nível diplomático, enquanto um mecanismo para promover o diálogo bilateral.

Assuntos Cooperação   PGR  

Leia também
  • 05/11/2018 20:13:47

    Manuel Augusto prepara visita do Chefe de Estado a Moçambique

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, trabalhou durante três dias em Moçambique para, entre outros, reforçar os laços de cooperação nos vários domínios e preparar a visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço.

  • 05/11/2018 18:57:03

    Embaixada desmente expulsão de angolanos no Congo Democrático

    Luanda - A Embaixada de Angola na República Democrática do Congo negou a existência de casos de expulsão de cidadãos angolanos neste país da África Austral, como retaliação da operação transparência.

  • 05/11/2018 17:36:45

    Ministro da defesa congolês deixa Luanda

    Luanda - O ministro da Defesa Nacional da República do Congo, Charles Richard Mondjo, deixou na tarde hoje (segunda-feira), Luanda, depois de proceder à entrega de uma mensagem do Presidente Dennis Sassou Nguesso ao homólogo angolano João Lourenço.

  • 05/11/2018 16:06:02

    PR recebe mensagem do homólogo do Congo

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recebeu nesta segunda-feira, em Luanda, uma mensagem verbal do seu homólogo do Congo, Denis Sassou Nguesso, relacionada com questões de interesse comum.