Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

10 Julho de 2018 | 17h36 - Actualizado em 10 Julho de 2018 | 17h36

Presidente Marcelo de Sousa destaca presença de Angola no fórum EuroÁfrica

Lisboa (Do enviado especial) - O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou nesta terça-feira, em Lisboa, a presença de Angola no primeiro Fórum EuroÁfrica (EurAfrican Forum).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No fórum, que decorre hoje na capital portuguesa (Lisboa) com o objectivo de criar confiança e aproximar os dois continentes, Angola faz-se representar pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Falando à imprensa minutos depois de ter discursado no evento, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a presença de Manuel Augusto é a junção da diplomacia clássica a diplomacia informal, “mas não menos eficiente”.


Para si, nesta nova fase, é necessário que todos os passos marcados, doravante, sejam seguros, para não defraudar as expectativas que são muito boas, em termos económicos, sociais e políticos.

No Fórum, durante o seu discurso, na língua inglesa, o Estadista destacou a importância das relações entre África e Europa, devido às actuais “guerras” económicas entre a Ásia e América.

“Temos de ter confiança, nesta época de construção de muros, que a nossa parceria pode desempenhar um papel muito importante”, concluiu o Presidente da República.

Em Portugal desde segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores foi recebido em audiência pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Primeiro-ministro português, António Costa, e pelo seu homólogo luso, Augusto Santos Silva.

Portugal é um dos principais parceiros comerciais de Angola. As empresas portuguesas têm uma forte presença na economia angolana, fundamentalmente nos sectores da construção e da banca.

Este país luso é igualmente um importante exportador de produtos alimentares e bebidas. Angola, por via das empresas privadas, tem vários investimentos em Portugal, com actividades que vão desde a energia, telecomunicações à banca.


Em Setembro de 2011, os dois países assinaram um protocolo para facilitar a emissão de vistos.

Assuntos Angola   Cooperação   Diplomacia  

Leia também