Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Julho de 2018 | 20h10 - Actualizado em 14 Julho de 2018 | 09h33

Procuradorias de Angola e da Suíça reforçam cooperação

Berna - O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Gróz, e o procurador-geral da Suíça, Michale Lauber, analisaram nesta semana questões ligadas à cooperação e operacionais relacionadas aos processos criminais em curso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós (à esq.)

Foto: Cedida

Segundo uma nota de imprensa da Procuradoria Geral da Suíça, os procuradores reuniram no dia 12 do corrente mês, na cidade de Berna (Suíça), e discutiram os respectivos sistemas jurídicos, procedimentos de cumprimento da lei e a cooperação, através de assistência jurídica mútua.

O procurador-geral Lauber enfatizou o valor da acção coordenada entre as autoridades, na luta contra a corrupção internacional.

As delegações dos dois países também discutiram questões operacionais, com realce para os processos criminais em curso e pedidos de assistência mútua.

As discussões também se concentraram nos processos criminais abertos no final de Abril, por suspeição de lavagem de dinheiro em relação a possíveis infracções, envolvendo activos detidos pelo Banco Nacional de Angola (BNA) e Fundo Soberano Angolano.

Nestes processos, ainda em curso, inicialmente congelou-se cerca de USD 210 milhões em activos. Já se descongelou 60 milhões de dólares detidos pelo Fundo Soberano Angolano.

Os fundos foram desbloqueados, porque o seu uso por terceiros não autorizados está descartado.

A reunião na Suíça ressalta a disposição dos países trabalharem juntos no combate à corrupção internacional.

Assuntos Cooperação   PGR  

Leia também
  • 13/07/2018 18:10:08

    Etiópia: Vice-primeiro-ministro da RDC confirma eleições para Dezembro próximo

    Addis-Abeba - A organização das eleições na República Democrática do Congo é um processo irreversível e o escrutínio deve acontecer no dia 23 de Dezembro de 2018, como previsto, confirmou na quinta-feira, na sede da União Africana (UA), em Addis Abeba, o Vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros congolês, Leonard Okitundu.

  • 12/07/2018 15:46:30

    Angola e Marrocos apreciam cooperação bilateral

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, trabalha durante dois dias no Reino dos Marrocos, no quadro da cooperação bilateral existente.

  • 11/07/2018 19:59:06

    PGR afasta motivação profissional na morte de funcionário

    Luanda - A Procuradoria-Geral da República (PGR) afastou a presunção de que a morte do seu funcionário Lucas Chivukuvuku, ocorrida na noite de quinta-feira (5), tenha como motivação uma eventual perseguição por razões profissionais.