Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Julho de 2018 | 20h10 - Actualizado em 14 Julho de 2018 | 09h33

Procuradorias de Angola e da Suíça reforçam cooperação

Berna - O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Gróz, e o procurador-geral da Suíça, Michale Lauber, analisaram nesta semana questões ligadas à cooperação e operacionais relacionadas aos processos criminais em curso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós (à esq.)

Foto: Cedida

Segundo uma nota de imprensa da Procuradoria Geral da Suíça, os procuradores reuniram no dia 12 do corrente mês, na cidade de Berna (Suíça), e discutiram os respectivos sistemas jurídicos, procedimentos de cumprimento da lei e a cooperação, através de assistência jurídica mútua.

O procurador-geral Lauber enfatizou o valor da acção coordenada entre as autoridades, na luta contra a corrupção internacional.

As delegações dos dois países também discutiram questões operacionais, com realce para os processos criminais em curso e pedidos de assistência mútua.

As discussões também se concentraram nos processos criminais abertos no final de Abril, por suspeição de lavagem de dinheiro em relação a possíveis infracções, envolvendo activos detidos pelo Banco Nacional de Angola (BNA) e Fundo Soberano Angolano.

Nestes processos, ainda em curso, inicialmente congelou-se cerca de USD 210 milhões em activos. Já se descongelou 60 milhões de dólares detidos pelo Fundo Soberano Angolano.

Os fundos foram desbloqueados, porque o seu uso por terceiros não autorizados está descartado.

A reunião na Suíça ressalta a disposição dos países trabalharem juntos no combate à corrupção internacional.

Assuntos Cooperação   PGR  

Leia também
  • 06/02/2019 03:02:01

    Presidente italiano inicia programa de visita a Angola

    Luanda - O Presidente da Itália, Sergio Mattarella, inicia hoje, quarta-feira, o programa de visita a Angola com um encontro à porta fechada como o seu homólogo angolano, João Lourenço.

  • 05/02/2019 22:46:17

    Angola e Suécia querem ampliar oportunidades de negócios

    Estocolmo - Empresários, diplomatas e representantes de sectores oficiais de fomento comercial de Angola e da Suécia participam, quinta-feira, em um seminário de negócios denominado “Tempo para aumentar as actividades de negócios em Angola”, que terá lugar na capital sueca (Estocolmo), com objectivo de ampliar a oportunidades de negócios.

  • 05/02/2019 19:56:08

    PR italiano já em Luanda para visita de três dias

    Luanda - O Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, encontra-se desde as primeiras horas da noite de hoje (dia 05) em Luanda, a convite do homólogo angolano, João Lourenço, para, entre outros assuntos, analisar e aprofundar as relações bilaterais com Angola.

  • 05/02/2019 17:02:49

    RDC considera legítima protecção da riqueza de Angola

    Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, reconheceu, nesta terça-feira, em Luanda, legitimidade de Angola na protecção da sua riqueza, face à exploração de estrangeiros ilegais.