Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

26 Julho de 2018 | 17h48 - Actualizado em 26 Julho de 2018 | 20h07

Actividades políticas assinalam dia da revolução cubana

Luanda - Várias actividades de carácter político e social foram realizadas nesta quinta-feira no país para assinalar o 26 de Julho, dia que marca ao triunfo da revolução Cubana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Bié: Álvaro Manuel de Boavida Neto – governador da província

Foto: Leonardo Castro

Arte das bandeiras de Angola e de Cuba

Foto: Angop

Por ocasião da data, em nome do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas Angolanas (FAA), o titular da pasta da Defesa, Salviano de Jesus Sequeira, felicitou, numa nota, o povo cubano.
“Congratulamo-nos, uma vez mais, pela acção protagonizada por um povo que desafiou a tirania pela sua auto-determinação”, refere o documento a que a Angop teve acesso nesta quinta-feira.
Citado na nota, o ministro da Defesa Nacional refere que “o exemplo do povo cubano foi a força motriz para muitos povos do mundo”.
No quadro da efeméride, o vice-governador para a área Técnica e Infra-estruturas do Namibe, José António Tchindongo, destacou o contributo de Cuba na formação de quadros angolanos.

José António Tchindongo afirmou que o povo cubano continua a dar o seu contributo na formação de quadros angolanos, com realce para os sectores da Educação e da Saúde.

Na mesma província, o administrador municipal do Namibe, João dos Santos, ressaltou o engajamento de Cuba na luta pela independência do Zimbabwe e da Namíbia.

Na província do Bié, o governador Álvaro Boavida Neto afirmou que as lembranças do assalto ao quartel de Moncada jamais morrerão nas memórias do povo angolano.

Álvaro Boavida Neto, que falava no acto provincial em alusão à data, frisou que as celebrações anuais da efeméride devem ser marcadas pela progresso dos dois países e povos.

A revolução cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição de Fulgencio Batista de Cuba, pelo Movimento 26 de Julho liderado por Fidel Castro.
 
 

Leia também
  • 05/02/2019 05:43:18

    Pinda Simão enaltece sacrifício dos nacionalistas

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, enalteceu o empenho dos heróis de 04 de Fevereiro, que deram à sua vida e consentiram sacrifícios para o alcance da independência nacional.

  • 05/02/2019 00:46:39

    Município de Camacupa ganha novas infraestruturas sociais

    Camacupa - A população do município de Camacupa, província do Bié, ganhou novas infra-estruturas sociais, inauguradas segunda-feira no quadro das celebrações do Dia do início da Luta Armada.

  • 04/02/2019 16:37:21

    Inauguração de vários empreendimentos marca 53º aniversário do início da Luta Armada

    Camanongue - A inauguração de um Jango para os antigos combatentes e veteranos da pátria e do Centro Infantil Comunitário (CIC), hoje, segunda - feira, na sede municipal de Camanongue, pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, marcou as comemorações do 53º aniversário do início da luta armada em Angola.

  • 04/02/2019 14:06:33

    Ministro pede união aos angolanos

    Cabinda - O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, pediu nesta segunda-feira, em Cabinda, que os angolanos tenham união e força para vencer os desafios, seguindo o exemplo, a bravura e determinação dos heróis do 4 de Fevereiro de 1961.