Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

01 Agosto de 2018 | 02h46 - Actualizado em 31 Julho de 2018 | 23h42

OPM enaltece figura de Winnie Mandela

Dala - O exemplo de combatividade de sacrifício, determinação e de luta que deixou as páginas indeléveis na história de África e do mundo, foi nesta terça-feira, enaltecido no município do Dala (Lunda Sul) pela Vice-presidente da Organização Panaafricana das Mulheres, Carolina Serqueira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lunda Sul: Winnie Mandela homenageada no Dala

Foto: Cedida

A responsável da OPM que falava no acto central do Dia da Mulher Africana fez saber que Winnier Mandela foi uma das figuras femininas mais simbólicas da luta anti-apartheid e contra a separação racial da África do Sul.

Segundo Carolina Cerqueira, Winnie Mandela, deve ser considerada como um símbolo de mulher combatente e activista política, pelo facto do seu gesto servir de exemplo para muitas mulheres e gerações do mundo.

“Mesmo tendo sido presa várias vezes por se ter manifestado contra a morte de crianças pela polícia racista, Winnie Mandela sempre esteve engajada no activismo político, cívico e social, colocando a causa da maioria negra e da mulher”, enalteceu.

Carolina Serqueira disse que a figura elegeu a luta política, para combater a igualdade do sexo, a afirmação efectiva e a paridade das mulheres, contra o racismo e a favor de uma visão de luta ínter-geracional, envolvendo jovens e mais velhos, que juntos lutaram contra o apartheid.

Hoje, prosseguiu, perante os desafios do futuro, a OPM através dos seus governos definiu estratégias inovadoras contidas na agenda “Africa 2063”, onde as mulheres possam estar mais envolvidas activamente, na cidadania, igualdade de género e como integrante regional, para o desenvolvimento socioeconómico de África.

Winnie Madikizela-Mandela foi uma enfermeira, política e ativista sul-africana. Nascida Nomzamo Winifred Zanyiwe Madikizela, ficou mundialmente conhecida como esposa de Nelson Mandela durante o período da prisão do líder sul-africano, nasceu aos 26 de Setembro de 1936, Bizana, Easteen Cape, África do Sul e faleceu  a 2 de abril de 2018, Mipak Hospital, em Joanesburg.

Leia também
  • 31/07/2018 23:58:42

    Académico acredita na eficácia das autarquias

    Huambo - O docente universitário Cremildo Paca disse, hoje, na província do Huambo, acreditar na eficácia das autarquias locais, caso o processo da sua implementação seja feito mediante ao gradualismo geográfico.

  • 31/07/2018 19:07:40

    Deputados enriquecem proposta do Código Penal

    Luanda - As questões de responsabilidade penal juvenil e da confidencialidade de crimes praticados por menores previstas na proposta do Código Penal dominaram as discussões das comissões de trabalho especializadas da Assembleia Nacional (AN) nesta terça-feira, em Luanda.

  • 30/07/2018 17:40:46

    Isabel dos Santos ignora notificação da procuradoria

    Luanda - A ex-presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Isabel dos Santos, ignorou a primeira notificação da Procuradoria-Geral da República (PGR), para prestar esclarecimentos sobre a sua gestão enquanto responsável máxima da concessionária nacional de hidrocarbonetos.