Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

10 Agosto de 2018 | 18h11 - Actualizado em 11 Agosto de 2018 | 10h47

Chefe de Estado angolano na reunião ordinária da SADC

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deverá participar este mês (Agosto) na Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e Governo da SADC, a ter lugar na cidade de Windhoek, capital da Namíbia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Foto oficial do Presidente da República João Lourenço

Foto: Cedida pela fonte

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que falava hoje, sexta-feira, em Luanda, durante uma conferência de imprensa, João Lourenço participará no evento pela primeira vez na qualidade de Presidente da República.

Questões ligadas ao órgão regional, com realce para a perspectiva da decisão de transformar o Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento Regional, estará no centro das atenções.

O Fórum Parlamentar da foi criado em 1997, por ocasião da 17ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade, realizada na cidade de Blantyre, Malawi, como instituição autónoma da SADC e é composto por 14 parlamentos.

Este órgão vem criando bases sólidas para a sua transformação em parlamento regional, desiderato que já dura há mais de 21 anos.

Através desta plataforma, os deputados, enquanto representantes eleitos dos povos, participam no exercício legislativo e na formulação de políticas, assegurando que os pontos de vista dos cidadãos sejam incorporados no referido processo, a nível regional, na procura da realização da agenda de integração regional.

Dedica particular atenção à promoção dos direitos humanos e da democracia, bem como à discussão de matérias de interesse dos países e povos da comunidade. A sua Assembleia Plenária reúne 84 deputados.

Neste contexto, Manuel Augusto anunciou a presença do líder da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, actualmente Presidente do Fórum Parlamentar da SADC, que na reunião, diante dos Chefes de Estado apresentará argumentos de razão para que, definitivamente, estes possam aceitar a transformação em Fórum regional.

O encontro de Windhoek, de acordo com o chefe da diplomacia angolana, vai ainda endossar definitivamente a decisão de tornar o 23 de Março, dia da vitória da batalha do Cuito Cuanavale, como o dia de libertação da África Austral.

Ainda no âmbito da agenda diplomática do Presidente da República, o titular das Relações Exteriores anunciou a visita oficial de trabalho de João Lourenço, no próximo dia 22 do mês corrente, à Alemanha a convite da Chanceler, Angela Merkel .

Sobre a visita, disse que as autoridades alemãs encaram com entusiasmo a participação no programa do governo angolano e no processo de diversificação da economia nacional.

Acrescentou que o encontro entre o estadista angolano e a Chanceler alemã será uma ocasião para se identificar projectos específicos que possam ser objecto da cooperação bilateral.

No âmbito da visita presidencial a este país da Europa, uma delegação de homens de negócios angolanos deslocar-se-á também a Alemanha para participar num Fórum de Negócios com empresários deste país.

Deu a conhecer também a participação do Presidente João Lourenço no Fórum Económico China/África, que terá lugar em Beijing, de 03 a 04 de Setembro, a convite do Presidente chinês, Xi Jinping.

“A China é um dos maiores parceiros económico de Angola”, referiu.

Outro facto dado a conhecer pelo ministro das Relações Exteriores é a vinda a Angola do primeiro-ministro português, António Costa, no período de 17 a 19 de Setembro, no quadro das relações de cooperação bilateral.

Anunciou de igual modo a participação de João Lourenço, pela primeira vez nas vestes de Chefe de Estado, na 73ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que tem início previsto para o dia 22 de Setembro.

 

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 05/11/2018 20:13:47

    Manuel Augusto prepara visita do Chefe de Estado a Moçambique

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, trabalhou durante três dias em Moçambique para, entre outros, reforçar os laços de cooperação nos vários domínios e preparar a visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço.

  • 05/11/2018 19:02:50

    Embaixador Rui Orlando Xavier apresenta cartas figuradas

    Luanda - O embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola, Rui Orlando Xavier, entregou nesta segunda-feira, em Tóquio, no Japão, as Cartas Figuradas ao vice-ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, Takeo Akiba.

  • 02/11/2018 17:58:03

    Angolano integra comité da ONU para questões orçamentais

    Nova Iorque - A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu, esta sexta-feira, em Nova Iorque, o diplomata angolano Makiese Kinkela Augusto para integrar o Comité Consultivo para as Questões Administrativas e Orçamentais (CCQAB ou ACABQ) para o período 2019-2021.

  • 26/10/2018 22:01:20

    Empresários belgas querem diamantes angolano - Chikoty

    Bruxelas (Dos enviados especiais) - Empresários belgas têm manifestado interesse na compra do diamante angolano, facto que obriga o país a investir no aumento da produção desse mineral, afirmou nesta sexta-feira em Bruxelas o embaixador de Angola nesse pais europeu, Georges Chikoty.