Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

10 Agosto de 2018 | 18h05 - Actualizado em 11 Agosto de 2018 | 01h30

Realçado papel da polícia de investigação criminal no combate ao crime

Mbanza Kongo - O delegado em exercício do Ministério do Interior na província do Zaire, subcomissário bombeiro Daniel Janeiro, destacou nesta sexta-feira, em Mbanza Kongo, o papel desempenhado pelos efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no combate ao crime de vária índole.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Sub-comissário bombeiro Daniel Janeiro, Comandante do SPCB

Foto: Pedro Moniz Vidal

Ao intervir na cerimónia de abertura das actividades alusivas ao 4º aniversário da criação deste órgão operativo do Ministério do Interior, o também comandante provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros lembrou que cabe ao SIC investigar, executar e repreender o crime organizado, tráfico de estupefaciente (liamba), corrupção, crime económico e financeiro, entre outras acções delituosas envolvendo pessoas singulares e colectivas.

Para o responsável, o Serviço de Investigação Criminal tem correspondido com às expectativas para as quais foi criado, fruto da experiência acumulada ao longo dos anos.

Referindo-se especificamente à província do Zaire, o oficial realçou que o posicionamento geográfico da região tem propiciado algumas práticas ilícitas por parte de certos cidadãos nacionais e estrangeiros, movidos da ganância na obtenção de lucros fáceis atravessam a fronteira, transportando meios e mercadorias proibidos por lei no território nacional.

“A esses cidadãos, o SIC em coordenação com outras forças da delegação do Ministério do Interior tem dado respostas adequadas de acordo com os pressupostos que a lei estabelece”, sublinhou.

O Serviço de Investigação Criminal celebra o seu 4º aniversário no próximo dia 18 de Agosto, sob o lema “Por um SIC mais actuante no combate a criminalidade”.

Leia também
  • 31/01/2019 18:22:46

    Autoridades encerram 19 confissões religiosas ilegais no Namibe

    Moçamedes - Pelo menos 16 confissões religiosas, 226 estabelecimentos comerciais e um centro de saúde que funcionavam à margem da Lei foram encerrados na província do Namibe, no âmbito da primeira fase da operação resgate, decorrida no período de seis de Novembro a 14 de Dezembro de 2018.

  • 30/01/2019 18:32:34

    SME recolhe estrangeiros em situação migratória ilegal

    Soyo - Duzentos e treze cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que viviam ilegalmente no município do Soyo, província do Zaire, foram recolhidos e repatriados hoje, quarta-feira, pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na região.

  • 29/01/2019 17:16:49

    SME expulsa estrangeiros por irregularidades migratórias

    Mbanza Kongo - Cinquenta e nove cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram expulsos nesta segunda-feira, pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na província do Zaire, por entrada ilegal no território nacional.

  • 23/01/2019 11:00:44

    Polícia detém 289 violadores de fronteira

    Mbanza Kongo - A Polícia de Guarda Fronteira (PGF) na província do Zaire deteve, nos últimos sete dias, 289 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) por tentativa de violação do perímetro fronteiriço que separa esta parcela do território nacional da região do Congo Central.