Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

19 Agosto de 2018 | 16h43 - Actualizado em 19 Agosto de 2018 | 16h43

Polícia de Guarda fronteira regista 23 casos de violação

Ondjiva- Vinte três casos de violação de fronteira entre Angola e a República da Namíbia foram registados no decurso da semana, pela Polícia de Guarda de Fronteira na província do Cunene, mais seis caso em relação ao período anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Efectivo da Policia de Guarda Fronteira

Foto: Jose Cachiva

A informação foi prestada hoje, domingo, pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional no Cunene, intendente Nicolau Tuvecalela, dando conta que  as violações ocorridas nas subunidades de Calueque e Namacunde,  consubstanciam-se  em 11 entradas e 12 saídas todas frustradas.

Explicou que fruto destas acções foram interpelados 51 violadores nacionais, quando tentavam transpor a fronteira no sentido Angola/Namíbia e vice-versa.

Por fuga ao fisco na sua posse foram apreendidas diversas mercadorias, entre as quais 20 capacetes para motociclistas, sete sacos com metais diversos, 45 litros de óleo alimentar, 13 caixas de massa alimentar e quatro sacos de açúcar.

No mesmo período a Polícia Fiscal registou 15 infracções fiscais tributárias, sendo oito ligadas a transgressões cambiais, cinco por contrabando  de circulação, um por contrabando de importação e igual número de exportação.

Informou que estas infracções culminaram com apreensão de 851 mil kwanzas, 325 telemóveis, 193 cartões de memória, quatro aparelhos de som, entre outros produtos.

No domínio da criminalidade a corporação registou 25 crimes de natureza diversa, mais quatro que o período anterior, na prática dos mesmos foram detidos 25 cidadãos, por posse ilegal de arma de fogo, ofensas corporais, tráfico de pessoas, homicídio qualificado, furto de gado e de motorizada.

De igual modo a nível da província registou-se cinco acidentes de viação nos municípios do Cuanhama com três e Cuvelai com dois, tendo causado cinco feridos e danos materiais não avaliados, onde o excesso de velocidade e falta de prudência no exercício da condução, foram apontados como causas.

No domínio da regularização do trânsito, registou-se 130 infracções diversas, que resultaram na apreensão de 17 viaturas, por mau estado técnico, falta de documentos, por condução sob influência do álcool, bem como 44 motociclos e 60 cartas de condução.

A província do Cunene partilha 460 quilómetros, dos quais 340 terrestre e 120 fluviais, de fronteira com a República da Namíbia.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 18/08/2018 12:09:06

    SME regista aumento de infracções migratórias nos últimos sete dias no Cunene

    Ondjiva - O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) no Cunene registou, nos últimos sete dias, 18 infracções migratórias relacionadas com a estadia ilegal de estrangeiros no território nacional, mais sete em relação o igual período anterior.

  • 12/08/2018 11:37:06

    Operação do SME regista 11 infracções migratórias

    Ondjiva - Onze infracções migratórias foram registadas nos últimos sete dias, nos municípios do Cuanhama, Ombadja, Namacunde e Cahama, província do Cunene, fruto da operação "Firmeza II", realizada pelos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME).

  • 11/08/2018 11:34:35

    Cunene: Defendida atribuição de verbas para desminagem nos municipios

    Ondjiva - A necessidade dos seis municípios do Cunene dispor nos seus orçamentos verbas para a desminagem, atendendo questões pontuais, foi defendida hoje, sábado, em Ondjiva, pelo oficial da Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH) nesta província, Mário Satipamba.