Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Agosto de 2018 | 13h55 - Actualizado em 18 Agosto de 2018 | 13h54

Namíbia: Cimeira da SADC felicita João Lourenço

Windhoek - (Dos enviados especiais) - A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) felicitou hoje, sábado, em Windhoek, o Presidente angolano, João Lourenço, pela vitória nas ultimas eleições de 23 de Agosto de 2017.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República- João Lourenço na sessão de abertura da Cimeira da SADC

Foto: Alberto Juliao

A felicitação está contida no comunicado final na reunião dos líderes daquele bloco regional decorrida de 17 a 18 na capital namibiana, que contou com a presença do presidente angolano.

Saudou ainda João Lourenço “pela sua excelente liderança durante um ano, na condução das questões do Órgão de Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança.

A Cimeira endossou o 23 de Março como data da comemoração do dia da libertação da África austral.

A data é dedicada à batalha do Cuito Cuanavale, travada na província angolana do Cuando Cubango, em 1988, entre o Exército angolano, ajudado pelas forças cubanas, e as tropas invasoras do antigo regime do apartheid vigente na África do Sul.
 

O comunicado de 35 pontos ligados a implementação de projectos que poderão alavancar no futuro o progresso social, económico e político dos Estados membro, felicita igualmente a República do Zimbabwe por ter realizado eleições.

Com relação as eleições no Zimbabwe, os líderes da SADC apelam a todos intervenientes nesse país a manterem a tranquilidade, enquanto o processo judicial relativo aos resultados eleitorais corre os devidos trâmites junto dos tribunais competentes.

Exortaram também a comunidade internacional a levantar as sanções impostas contra o Zimbabwe e apoiar os seus esforços de desenvolvimento económico e social.

Quanto a República Democrática do Congo (RDC), o encontro saudou o seu Presidente, Joseph Kabila, e o seu governo por defenderem a Constituição local.

Notou que o governo da RDC continuará a dar o financiamento necessário para a cobertura das necessidades financeiras e logísticas para permitir a realização de eleições pacíficas e credíveis.

As eleições terão lugar a Dezembro deste ano.

Integram a SADC, Angola, África do Sul, Comores, Botswana, Namíbia, Tanzânia, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Malawi, eSwatini, Leshoto, Zimbabwe, Madagáscar, Moçambique e Zâmbia.
 

Leia também
  • 18/08/2018 19:18:13

    Presidente da Assembleia Nacional já está em Luanda

    Luanda - O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, regressou hoje, sábado, ao país, depois de ter participado, na cidade de Windhoek (Namíbia), na 38ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorreu de 17 a 18 do corrente mês.

  • 18/08/2018 19:13:32

    Chefes de Estado da SADC destacam liderança angolana

    Windhoek (Dos enviados especiais) - A liderança de Angola na presidência do órgão de Cooperação, Defesa e Segurança da SADC foi destacada de forma "muito positiva" pelos Chefes de Estado e de Governo, em face ao esforço na manutenção da estabilidade, paz e segurança.

  • 18/08/2018 16:16:36

    SADC cria comissão para transformar Fórum em Parlamento

    Windhoek (Dos Enviados Especiais) - Os Chefes de Estado e de Governo da SADC criaram hoje, em Windhoek, Namíbia, uma comissão técnica mista para dar seguimento do processo de transformação do Fórum Parlamentar do órgão em Parlamento Regional até Janeiro de 2019.

  • 18/08/2018 15:02:37

    Presidente da República regressa a Luanda

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou ao princípio da tarde deste sábado a Luanda, proveniente de Windhoek, onde participou, de 17 a 18 do presente, na 38ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC.