Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Agosto de 2018 | 13h55 - Actualizado em 18 Agosto de 2018 | 13h54

Namíbia: Cimeira da SADC felicita João Lourenço

Windhoek - (Dos enviados especiais) - A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) felicitou hoje, sábado, em Windhoek, o Presidente angolano, João Lourenço, pela vitória nas ultimas eleições de 23 de Agosto de 2017.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República- João Lourenço na sessão de abertura da Cimeira da SADC

Foto: Alberto Juliao

A felicitação está contida no comunicado final na reunião dos líderes daquele bloco regional decorrida de 17 a 18 na capital namibiana, que contou com a presença do presidente angolano.

Saudou ainda João Lourenço “pela sua excelente liderança durante um ano, na condução das questões do Órgão de Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança.

A Cimeira endossou o 23 de Março como data da comemoração do dia da libertação da África austral.

A data é dedicada à batalha do Cuito Cuanavale, travada na província angolana do Cuando Cubango, em 1988, entre o Exército angolano, ajudado pelas forças cubanas, e as tropas invasoras do antigo regime do apartheid vigente na África do Sul.
 

O comunicado de 35 pontos ligados a implementação de projectos que poderão alavancar no futuro o progresso social, económico e político dos Estados membro, felicita igualmente a República do Zimbabwe por ter realizado eleições.

Com relação as eleições no Zimbabwe, os líderes da SADC apelam a todos intervenientes nesse país a manterem a tranquilidade, enquanto o processo judicial relativo aos resultados eleitorais corre os devidos trâmites junto dos tribunais competentes.

Exortaram também a comunidade internacional a levantar as sanções impostas contra o Zimbabwe e apoiar os seus esforços de desenvolvimento económico e social.

Quanto a República Democrática do Congo (RDC), o encontro saudou o seu Presidente, Joseph Kabila, e o seu governo por defenderem a Constituição local.

Notou que o governo da RDC continuará a dar o financiamento necessário para a cobertura das necessidades financeiras e logísticas para permitir a realização de eleições pacíficas e credíveis.

As eleições terão lugar a Dezembro deste ano.

Integram a SADC, Angola, África do Sul, Comores, Botswana, Namíbia, Tanzânia, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Malawi, eSwatini, Leshoto, Zimbabwe, Madagáscar, Moçambique e Zâmbia.
 

Leia também
  • 08/11/2018 17:21:25

    Reino Unido confirma financiamento a Angola

    Luanda - A baronesa britânica Lindsay Northover, enviada especial da primeira-ministra, Theresa May, confirmou hoje, quinta-feira, que o governo do seu país tem disponível para Angola financiamento para projectos nos sectores da energia e saúde.

  • 08/11/2018 10:59:47

    Petrolífera ENI reafirma investimento em Angola

    Luanda - A multinacional do sector petrolífero ENI vai continuar a investir em Angola, um mercado onde, nos últimos 12 meses, a empresa registou um aumento da sua produção na ordem dos 50 mil barril/dia.

  • 08/11/2018 10:59:42

    Campus Universitário da UAN retoma obra da Fase 1

    Luanda - Os trabalhos de conclusão da Fase 1 das instalações do Campus Universitário da Universidade Agostinho Neto (UAN), no distrito urbano da Cidade Universitária, à Camama, em Luanda, vão ser retomadas em breve, dependendo unicamente da abertura do respectivo concurso público.

  • 08/11/2018 10:59:35

    PR aprova crédito adicional para Mecanagro e Sopir

    Luanda - Três mil milhões de Kwanzas é o valor do crédito adicional aprovado pelo Presidente da República, João Lourenço, para permitir o pagamento dos salários em atraso e da contribuição devida ao Instituto Nacional de Segurança Social, dos trabalhadores das empresas Mecanagro e Sopir - Sociedade de Desenvolvimento dos Perímetros Irrigados.