Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Agosto de 2018 | 19h18 - Actualizado em 18 Agosto de 2018 | 19h18

Presidente da Assembleia Nacional já está em Luanda

Luanda - O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, regressou hoje, sábado, ao país, depois de ter participado, na cidade de Windhoek (Namíbia), na 38ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorreu de 17 a 18 do corrente mês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade dos Santos

Foto: Rosario dos Santos

À sua chegada a Luanda, o líder parlamentar, que participou na cimeira na qualidade de presidente do Fórum Parlamentar da SADC, foi recebido, no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, pela primeira-vice-presidente da Assembleia Nacional, Joana Lina, deputados e altos funcionários parlamentares.

Sob o lema “Promovendo o desenvolvimento de infraestruturas e o potencial da juventude em prol do desenvolvimento sustentável", a Cimeira constituiu uma comissão técnica mista para dar seguimento ao processo de transformação do Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento Regional até Janeiro de 2019.

Em declarações à imprensa, na capital namibiana, Fernando da Piedade Dias dos Santos manifestou-se optimista quanto a transformação desta instituição em Parlamento Regional, adiantando que a maioria dos líderes da região concorda e apoia a iniciativa.

Este assunto dominou a agenda dos Chefes de Estado e de Governo e, de acordo com o presidente do Fórum regional que apresentou na Cimeira argumentos sobre a transformação, “os resultados foram positivos”, embora não tenha sido ainda aprovada a proposta.

O Fórum Parlamentar da SADC foi criado em 1997, por ocasião da 17ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade realizada no Malawi, como instituição autónoma, e é composto por 14 parlamentos.

Integram a SADC Angola, Comores, África do Sul, Botswana, Namíbia, Tanzânia, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Malawi, Swazilândia, Lesotho, Zimbabwe, Madagáscar, Moçambique e Zâmbia.

Assuntos Cimeira   Política   SADC  

Leia também
  • 05/02/2019 05:43:18

    Pinda Simão enaltece sacrifício dos nacionalistas

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, enalteceu o empenho dos heróis de 04 de Fevereiro, que deram à sua vida e consentiram sacrifícios para o alcance da independência nacional.

  • 05/02/2019 00:46:39

    Município de Camacupa ganha novas infraestruturas sociais

    Camacupa - A população do município de Camacupa, província do Bié, ganhou novas infra-estruturas sociais, inauguradas segunda-feira no quadro das celebrações do Dia do início da Luta Armada.

  • 04/02/2019 16:37:21

    Inauguração de vários empreendimentos marca 53º aniversário do início da Luta Armada

    Camanongue - A inauguração de um Jango para os antigos combatentes e veteranos da pátria e do Centro Infantil Comunitário (CIC), hoje, segunda - feira, na sede municipal de Camanongue, pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, marcou as comemorações do 53º aniversário do início da luta armada em Angola.

  • 04/02/2019 14:06:33

    Ministro pede união aos angolanos

    Cabinda - O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, pediu nesta segunda-feira, em Cabinda, que os angolanos tenham união e força para vencer os desafios, seguindo o exemplo, a bravura e determinação dos heróis do 4 de Fevereiro de 1961.