Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Agosto de 2018 | 16h13 - Actualizado em 17 Agosto de 2018 | 16h17

SADC adopta 23 de Março como dia da Libertação da África Austral

Windhoek (Dos enviados especiais) - Os Estados membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) adoptaram, hoje em Windhoek, por unanimidade, o 23 de Março como Dia da Libertação da África Austral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Parte do Monumento à Batalha do Cuito Cuanavale (foto arquivo)

Foto: Francisco Miudo

A data é dedicada à batalha do Cuito Cuanavale, travada na província angolana do Cuando Cubango, em 1988, entre o Exército angolano, ajudado pelas forças cubanas, e as tropas invasoras do antigo regime do apartheid vigente na África do Sul.

Os Chefes de Estado e de Governo da SADC realizam, desde hoje (sexta-feira) até sábado, a 38ª cimeira da comunidade, na cidade de Windhoek, República da Namíbia.

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, manifestou a sua satisfação pela consagração da data, porquanto honra e homenageia, deste modo, os heróis conhecidos e anónimos que contribuíram decisivamente para abrir caminho à luta de libertação na região austral de África.

A SADC conta agora com 16 estados membros, devido à entrada da República das Comores no bloco regional, depois de ter sido admitida na Cimeira de Chefes de Estado e de Governos da comunidade, realizada na África do Sul.

A República das Comores está situada no Oceano Índico, integrada por três ilhas, e tem como Presidente Ahmed Abdallah, que participa nesta cimeira.

A estratégia da SADC é a de garantir o bem-estar económico, a melhoria dos padrões e qualidade de vida, a liberdade e a justiça social, assim como a paz e segurança para os povos da África Austral.

Fazem parte da SADC, além das Comores, Angola, África do Sul, Botswana, Namíbia, Tanzânia, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Malawi, Swazilândia, Lesotho, Zimbabwe, Madagáscar, Moçambique e Zâmbia.

Leia também
  • 17/08/2018 19:02:24

    Integra do discurso de João Lourenço na 38ª Cimeira da SADC

    Windhoek - Discurso de Sua Excelência João Lourenço, Presidente da República de Angola, na 38ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada na Namíbia, de 17 a 18 de Agosto de 2018.

  • 17/08/2018 18:42:28

    Executivo define políticas de valorização da juventude - Ana Dias Lourenço

    Windhoek (Dos enviados especiais) - O Executivo angolano tem definido políticas concorrentes para à capacitação e valorização da juventude, informou nesta sexta-feira, em Windhoek (Namíbia), a primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.

  • 17/08/2018 17:07:00

    Paz constitui principal desafio da SADC

    Windhoek (Dos enviados especiais) - O Chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, considerou a paz e segurança como os principais desafios para a região austral de África.