Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

20 Agosto de 2018 | 16h07 - Actualizado em 20 Agosto de 2018 | 16h07

Implementação das autarquias deve implicar decisões responsáveis

Saurimo - A implementação das autarquias em Angola deve implicar um processo de decisões responsáveis e uma maior intervenção das comunidades locais, disse hoje, segunda-feira, em Saurimo, o segundo secretário provincial do MPLA na Lunda Sul, João da Cruz.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável teceu tais declarações quando falava à Angop, a propósito do programa de sensibilização, mobilização e divulgação da visão do MPLA quanto a institucionalização das autarquias locais, que está a ser desenvolvido nas comunidades.

O programa, prosseguiu, vai envolver académicos, líderes religiosos, autoridades tradicionais, entre outas individualidades, e será desenvolvido até o ano previsto para a realização das autarquias, acrescentando que o mesmo abrange uma série de formações sobre a temática.

Para ele, as autarquias, além de favorecer a participação dos cidadãos na concepção e fiscalização dos programas de governação, são um poderoso mecanismo de combate às assimetrias regionais, dai que a sua implementação deve ser cautelosa, sob pena de ser um fracasso.

Deste modo, defendeu que a abordagem a volta do assunto deve ser franca e aberta, permitindo que todos os angolanos possam dar a sua opinião e contributo, para que a sua institucionalização traga ganhos para o processo de desenvolvimento dos municípios.

Considerou ser necessário que os cidadãos aprofundem o conhecimento em relação ao poder local para que as suas escolhas no futuro possam reflectir aquilo que anseiam para os seus municípios.

Leia também
  • 01/08/2018 02:46:12

    OPM enaltece figura de Winnie Mandela

    Dala - O exemplo de combatividade de sacrifício, determinação e de luta que deixou as páginas indeléveis na história de África e do mundo, foi nesta terça-feira, enaltecido no município do Dala (Lunda Sul) pela Vice-presidente da Organização Panaafricana das Mulheres, Carolina Serqueira.

  • 27/07/2018 21:16:25

    OMA defende mulheres no processo autárquico

    Luanda - A secretária provincial da OMA no Cuanza Sul, Odete da Conceição Domingos, defendeu nesta sexta-feira, maior participação da mulher nas acções em curso no país, que visam as eleições autárquicas previstas para o ano de 2020.

  • 24/07/2018 20:10:28

    Polícia redobra acções de combate ao crime na periferia

    Saurimo - O Comando Provincial da Polícia Nacional da Lunda Sul está a redobrar esforços para o combate ao crime na circunscrição, através de patrulhamento permanente nos bairros periféricos com maior índice de criminalidade.