Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

20 Agosto de 2018 | 16h07 - Actualizado em 20 Agosto de 2018 | 16h07

Implementação das autarquias deve implicar decisões responsáveis

Saurimo - A implementação das autarquias em Angola deve implicar um processo de decisões responsáveis e uma maior intervenção das comunidades locais, disse hoje, segunda-feira, em Saurimo, o segundo secretário provincial do MPLA na Lunda Sul, João da Cruz.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável teceu tais declarações quando falava à Angop, a propósito do programa de sensibilização, mobilização e divulgação da visão do MPLA quanto a institucionalização das autarquias locais, que está a ser desenvolvido nas comunidades.

O programa, prosseguiu, vai envolver académicos, líderes religiosos, autoridades tradicionais, entre outas individualidades, e será desenvolvido até o ano previsto para a realização das autarquias, acrescentando que o mesmo abrange uma série de formações sobre a temática.

Para ele, as autarquias, além de favorecer a participação dos cidadãos na concepção e fiscalização dos programas de governação, são um poderoso mecanismo de combate às assimetrias regionais, dai que a sua implementação deve ser cautelosa, sob pena de ser um fracasso.

Deste modo, defendeu que a abordagem a volta do assunto deve ser franca e aberta, permitindo que todos os angolanos possam dar a sua opinião e contributo, para que a sua institucionalização traga ganhos para o processo de desenvolvimento dos municípios.

Considerou ser necessário que os cidadãos aprofundem o conhecimento em relação ao poder local para que as suas escolhas no futuro possam reflectir aquilo que anseiam para os seus municípios.

Leia também
  • 04/02/2019 16:25:09

    Governador quer gestores comprometidos com o desenvolvimento

    Muconda - O governador da Lunda Sul, Daniel Neto, disse hoje, segunda-feira, no municipio do Muconda, 191 quilómetros a nordeste da cidade de Saurimo, que a província precisa de gestores criativos, comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das populações.

  • 04/02/2019 07:15:29

    Organizações de base devem ser decisivas no crescimento do MPLA - diz primeiro secretário

    Saurimo - As organizações de base devem ser decisivas no crescimento e na organização regular do MPLA, através do reforço e da eficácia dos planos de recrutamento e resgate de militantes, apelou, sábado, o primeiro secretário do partido na Lunda Sul, Daniel Neto.

  • 02/02/2019 23:47:40

    UNITA quer estruturas de base fortificadas

    Saurimo - O secretário do Comité provincial da Unita na Lunda Sul, Virgílio Samussongo, disse sábado, em Saurimo, que os desafios políticos que se avizinham, exigem que as estruturas de base do partido sejam fortes e bem organizadas, visando alcançar bons resultados nas autarquias, superando os resultados das eleições de 2017.

  • 29/01/2019 18:09:33

    Deputados ressaltam importância da cooperação institucional

    Saurimo - Os deputados à Assembleia Nacional (AN) do círculo provincial da Lunda Sul ressaltaram hoje (terça-feira), em Saurimo, a importância de uma cooperação institucional frutífera e saudável com o governo local, a favor da melhoria das condições sociais das populações.