Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

20 Agosto de 2018 | 16h07 - Actualizado em 20 Agosto de 2018 | 16h07

Implementação das autarquias deve implicar decisões responsáveis

Saurimo - A implementação das autarquias em Angola deve implicar um processo de decisões responsáveis e uma maior intervenção das comunidades locais, disse hoje, segunda-feira, em Saurimo, o segundo secretário provincial do MPLA na Lunda Sul, João da Cruz.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável teceu tais declarações quando falava à Angop, a propósito do programa de sensibilização, mobilização e divulgação da visão do MPLA quanto a institucionalização das autarquias locais, que está a ser desenvolvido nas comunidades.

O programa, prosseguiu, vai envolver académicos, líderes religiosos, autoridades tradicionais, entre outas individualidades, e será desenvolvido até o ano previsto para a realização das autarquias, acrescentando que o mesmo abrange uma série de formações sobre a temática.

Para ele, as autarquias, além de favorecer a participação dos cidadãos na concepção e fiscalização dos programas de governação, são um poderoso mecanismo de combate às assimetrias regionais, dai que a sua implementação deve ser cautelosa, sob pena de ser um fracasso.

Deste modo, defendeu que a abordagem a volta do assunto deve ser franca e aberta, permitindo que todos os angolanos possam dar a sua opinião e contributo, para que a sua institucionalização traga ganhos para o processo de desenvolvimento dos municípios.

Considerou ser necessário que os cidadãos aprofundem o conhecimento em relação ao poder local para que as suas escolhas no futuro possam reflectir aquilo que anseiam para os seus municípios.

Leia também
  • 16/10/2018 18:57:44

    Destacado papel das empresas de segurança privada

    Saurimo - O comandante provincial da Polícia Nacional na Lunda Sul, Aristófanes dos Santos, destacou esta terça-feira, na região, o papel preponderante das empresas de segurança na protecção dos cidadãos, bem como de bens e serviços.

  • 14/10/2018 17:04:07

    Polícia alerta angolanos a se absterem da xenofobia contra cidadãos da RDC

    Saurimo - O Comandante Provincial em exercício da Policia Nacional na Lunda Sul, Sub-Comissário João Ângelo, alertou neste domingo, em Saurimo, os angolanos residentes nesta região a se absterem de actos de xenofobia contra os cidadãos congoleses, no âmbito da operação policial "Transparência", em curso.

  • 12/10/2018 20:09:03

    CNE incinera materiais usados nas eleições gerais

    Luanda - A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) iniciou nesta sexta-feira a destruição de boletins de votos e de materiais utilizados nas eleições gerais de 23 de Agosto de 2017, vencidas pelo MPLA e o seu candidato, João Lourenço.

  • 01/10/2018 16:55:47

    Serviço de Investigação recupera armas de fogo

    Benguela - Cinco armas de fogo do tipo AKM foram recuperadas no final de semana, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província de Benguela.