Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

31 Agosto de 2018 | 03h02 - Actualizado em 31 Agosto de 2018 | 03h02

Autoridades trabalham por uma administração pública mais eficiente

Ndalatando - A busca constante de mecanismos para uma administração pública mais eficiência e organizada constitui uma das principais preocupações das autoridades governativas no Cuanza Norte, de acordo o director do gabinete provincial de Inspecção, José Jerónimo Diogo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Quadros do governo capacitados sobre transparência e prestação de contas

Foto: Eliseu Veloso

O responsável teceu estas considerações durante um seminário de capacitação em matéria de transparência, prestação de contas da gestão do erário público, a par dos procedimentos administrativos no âmbito da satisfação das necessidade colectivas.

Com abordagem centrada no “Processo administrativo como via para o alcance da eficácia e eficiência da gestão da coisa pública”, o referido seminário visou colmatar algumas insuficiências e irregularidades constatadas com frequência na actividade das instituições públicas da província.

José Jerónimo Diogo, que orientou a formação, disse na ocasião que a mesma decorre do facto de se constatarem atropelos no cumprimento das normas administrativas de prestação de contas sobre a gestão do erário público.

José Diogo Jerónimo lamentou o facto de se constatar a existência de gestores públicos locais que concentram para si todos os serviços, sobretudo em matéria de finanças, ignorando as competências dos técnicos, facto que constitui uma irregularidade em matéria de desconcentração em prol da eficiência que se pretende dos serviços administrativos.

Destacou igualmente a necessidade das instituições públicas adoptarem documentos orientadores da sua actividade, onde os gestores deverão priorizar o reforço do trabalho em equipa, apostar na delegação de poderes, “deixando a figura de chefe e transformarem-se em verdadeiros líderes”.

O prelector disse ainda ser preocupante constatar-se a existência de funcionários sem domínio dos documentos relativos à actividade da instituição a que estão vinculados, falta de passe de identificação do pessoal, inobservância dos normativos da avaliação e de promoção de pessoal, bem como a falta de condições institucionais para que os funcionários cumpram plenamente as atribuições a que estão vinculados.

Disse também ser importante que as instituições promovam acções que estimulem o desempenho dos funcionários, como via ideal para elevação da qualidade dos serviços prestados ao público.

Por outro lado, defendeu a observância de um maior rigor das técnicas de codificação e classificação dos documentos, por representar uma das principais vias de organização interna.

No seminário, os participantes foram igualmente elucidados sobre normas jurídicas de procedimento administrativo, técnicas de gestão e prestação de contas.

Da referida acção formativa participaram directores de distintos gabinetes  do governo da província, administradores municipais e técnicos da Administração Pública local, a distintos níveis.

Leia também
  • 31/10/2018 17:01:04

    UNITA apela ao respeito pelas diferenças

    Ndalatando - A UNITA pretende a tolerância e o respeito pelas diferenças políticas, visando a construção de uma Nação de paz e sem violência, afirmou hoje, quarta-feira, o secretário provincial do partido no Cuanza Norte, Francisco Fernandes “Falua”.

  • 31/10/2018 05:25:15

    Unita encerra jornada parlamentar no Cuanza Norte

    Ndalatando - As sétimas jornadas parlamentares da Unita encerraram segunda-feira, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, com resultados positivos, afirmou o presidente do grupo de deputados do partido à Assembleia Nacional.

  • 30/10/2018 07:01:05

    Parlamentares da Unita reforçam debate sobre autarquia

    Ndalatando - O Grupo Parlamentar da UNITA vai priorizar o debate do pacote legislativo autárquico durante a sessão legislativa da Assembleia Nacional, em resposta aos desafios políticos do país, informou na segunda-feira o presidente do partido, Isaías Samakuva.

  • 30/10/2018 06:01:54

    Deputado da UNITA minimiza transferência de competências

    Ndalatando - O deputado da UNIUA Adalberto da Costa Júnior minimizou na segunda-feira, na cidade de Ndalatando (Cuanza Norte), a iniciativa do governo central de transferir competências de alguns ministérios para os governos provinciais.