Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

31 Agosto de 2018 | 03h02 - Actualizado em 31 Agosto de 2018 | 03h02

Autoridades trabalham por uma administração pública mais eficiente

Ndalatando - A busca constante de mecanismos para uma administração pública mais eficiência e organizada constitui uma das principais preocupações das autoridades governativas no Cuanza Norte, de acordo o director do gabinete provincial de Inspecção, José Jerónimo Diogo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Quadros do governo capacitados sobre transparência e prestação de contas

Foto: Eliseu Veloso

O responsável teceu estas considerações durante um seminário de capacitação em matéria de transparência, prestação de contas da gestão do erário público, a par dos procedimentos administrativos no âmbito da satisfação das necessidade colectivas.

Com abordagem centrada no “Processo administrativo como via para o alcance da eficácia e eficiência da gestão da coisa pública”, o referido seminário visou colmatar algumas insuficiências e irregularidades constatadas com frequência na actividade das instituições públicas da província.

José Jerónimo Diogo, que orientou a formação, disse na ocasião que a mesma decorre do facto de se constatarem atropelos no cumprimento das normas administrativas de prestação de contas sobre a gestão do erário público.

José Diogo Jerónimo lamentou o facto de se constatar a existência de gestores públicos locais que concentram para si todos os serviços, sobretudo em matéria de finanças, ignorando as competências dos técnicos, facto que constitui uma irregularidade em matéria de desconcentração em prol da eficiência que se pretende dos serviços administrativos.

Destacou igualmente a necessidade das instituições públicas adoptarem documentos orientadores da sua actividade, onde os gestores deverão priorizar o reforço do trabalho em equipa, apostar na delegação de poderes, “deixando a figura de chefe e transformarem-se em verdadeiros líderes”.

O prelector disse ainda ser preocupante constatar-se a existência de funcionários sem domínio dos documentos relativos à actividade da instituição a que estão vinculados, falta de passe de identificação do pessoal, inobservância dos normativos da avaliação e de promoção de pessoal, bem como a falta de condições institucionais para que os funcionários cumpram plenamente as atribuições a que estão vinculados.

Disse também ser importante que as instituições promovam acções que estimulem o desempenho dos funcionários, como via ideal para elevação da qualidade dos serviços prestados ao público.

Por outro lado, defendeu a observância de um maior rigor das técnicas de codificação e classificação dos documentos, por representar uma das principais vias de organização interna.

No seminário, os participantes foram igualmente elucidados sobre normas jurídicas de procedimento administrativo, técnicas de gestão e prestação de contas.

Da referida acção formativa participaram directores de distintos gabinetes  do governo da província, administradores municipais e técnicos da Administração Pública local, a distintos níveis.

Leia também
  • 01/02/2019 21:30:14

    FAA apela à transmissão de conhecimento

    Luanda - O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, Egídio de Sousa Santos, apelou hoje aos nacionalistas com conhecimento técnico e cientifico a transmitirem o seu legado às novas gerações, por forma a perspectivarem o futuro com a experiência do passado.

  • 31/01/2019 19:47:48

    Destacada importância de formação para eleições autárquicas

    Dondo - A segunda secretária provincial do MPLA no Cuanza Norte, Maria Inácio Jerónimo, destacou, esta quinta-feira, a importância da formação dos militantes desta formação política tendo em vista as eleições autárquicas.

  • 29/01/2019 19:07:39

    Cidadãos da Guiné Conacri abandonaram a província por razões migratórias

    Ndalatando - Trina e quatro cidadãos da República da Guiné Conacri, que viviam ilegalmente na província do Cuanza Norte, abandonaram sábado, de forma voluntária, o território angolano, numa acção que contou com a colaboração da embaixada daquele país africano.

  • 27/01/2019 10:58:05

    MPLA pede envolvimento nas autarquias

    Banga - A implementação das autarquias no país constitui um dos principais objectivos do momento do Partido, em que o envolvimento, empenho e a determinação de cada militante serão a chave para vencê-las, afirmou sábado, no município da Banga, a segunda secretária provincial do Cuanza Norte do MPLA, Maria Sebastião Inácio Jerónimo.