Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

05 Setembro de 2018 | 19h56 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 19h55

Feira dos municípios alberga 250 expositores

Benguela - Duzentos e cinquenta expositores de instituições públicas, privadas, empresas nacionais e estrangeiras são esperados na 3ª edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, que acontece entre os dias 21 e 24 de Novembro do corrente, nas instalações do Estádio de Ombaka, na cidade de Benguela.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bruno Albernaz, da Spica Angola

Foto: Joaquina Bento

Essa informação avançada hoje, quarta-feira, pelo representante da Spica Angola, co-organizadora do evento com o ministério da Administração do Território, Bruno Albernaz, adiantando que o recinto tem condições de albergar até 700 expositores.

O responsável disse que os 164 municípios do país estão convidados a participarem na feira, cujo objectivo é a excelência na governação e a criação de melhores soluções para cidades sustentáveis, num espaço que vai dispor de três mil e 500 metros quadrados para exposições.

A participação empresarial terá como valor mais alto (espaço de stand) 540 mil kwanzas para um espaço de nove metros quadrados, ao passo que o preço mais baixo é de 315 mil.

As instituições públicas, nomeadamente administrações locais, departamentos ministeriais, entre outros, vão arcar com um custo de kz 200.000,00.

Em 2015, ano da última edição da FMCA (a 2ª edição), foram registados 177 expositores, entre os quais quatro ministérios.

A Angop soube que, o processo de inscrições tiveram início a 10 de Agosto passado, com o lançamento oficial deste projecto, em Luanda, e deverá decorrer até 21 de Outubro próximo, podendo o sector privado fazê-lo nas respectivas administrações municipais.

Entretanto, vai decorrer em simultâneo a 6ª edição do Fórum dos Municípios e cidades de Angola, entre os dias 22 e 23 de Novembro, no mesmo recinto, com a participação de 200 individualidades.

A propósito, o secretário de Estado do Território e Reforma do Estado, Márcio de Jesus Daniel, disse ser pretensão do pelouro que o evento crie um espaço para apresentação e exposição do trabalho desenvolvido pelos órgãos da Administração Local.

Na sua alocução destinada à apresentação institucional dessas actividades, o responsável disse que a feira é uma manifestação das múltiplas potencialidades existentes nos municípios, devendo nesta edição prestar atenção ao reforço da desconcentração administrativa em curso no país, além de ser também uma oportunidade do empresariado pensar cada vez mais nas soluções que se impõem.

Referiu que o Fórum dos Municípios e Cidades de Angola, de iniciativa presidencial, vai ser um espaço de “consulta e concertação” do titular do poder Executivo.

Segundo Márcio Daniel, o Chefe do Executivo conta com dois espaços de auscultação, nomeadamente o “Conselho de Governação Local” e o “Fórum dos Municípios e Cidades de Angola”, com os quais interage visando colher ideias e contribuições que levam a adopção de políticas que tendem a solução das dificuldades identificadas.

Para este ano, sublinhou, além de ser a primeira vez que estes dois certames (Fórum e FMCA) se realizam fora de Luanda, o fórum deverá dedicar um certo enfoque ao assunto mais sonante da actualidade no país, as eleições autárquicas.

Por outro lado, admitiu haver constrangimentos de circulação no troço Lobito/Canjala, pelo que, segundo prometeu, o órgão de tutela deverá encetar contactos com as companhias aéreas no sentido de negociar preços especiais para as viagens dos participantes destes dois certames.

A FMCA, que se realiza pela primeira vez fora de Luanda, sob o lema “A vida faz-se nos municípios”, visa reforçar o seu carácter nacional, o diálogo e a interacção entre os 164 municípios do país, além de promover o conhecimento das potencialidades nacionais.

No final do evento, aberto para qualquer entidade colectiva, singular, privada ou pública, será realizado uma gala de premiação dos participantes, com 15 categorias.

Leia também
  • 01/09/2018 18:39:14

    Benguela: Tribunal julga comandante de trânsito por abuso sexual

    Lobito - O julgamento do antigo comandante local da Unidade Operativa de Trânsito da Polícia Nacional, Ernesto Ferreira dos Santos, de 50 anos, acusado do crime de violação sexual, decorre desde sexta-feira no Tribunal Provincial do Lobito (Benguela).

  • 30/08/2018 02:16:26

    Destacada trajectória política de José Eduardo dos Santos

    Benguela - A trajectória política do antigo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, que em momentos críticos da história recente do país conseguiu garantir a sua integridade e inviolabilidade territorial, foi enaltecida , quarta-feira, na província de Benguela.

  • 31/07/2018 16:24:26

    UNITA considera fundamental preparação para autarquias

    Benguela - O Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, considerou fundamental que o país se prepare para o processo autárquico, por constituir um passo para o aprofundamento da democracia e um impulso ao desenvolvimento do país.