Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Setembro de 2018 | 09h49 - Actualizado em 08 Setembro de 2018 | 09h48

Comissão Mista de Defesa e Segurança Angola/Namíbia reúne-se no Lubango

Lubango - A 20ª Reunião da Comissão Mista de Defesa e Segurança Angola/Namíbia, a decorrer de 10 a 13 do mês em curso, na cidade do Lubango, província da Huíla, vai prespectivar acções subsequentes de interesse bilateral, nos domínios da defesa e segurança entre os dois países.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Hotel Serra da Chela, palco do evento

Foto: Morais Silva

De acordo com um comunicado de imprensa chegado neste sábado, à Angop, nesta cidade, a actividade prevê juntar perto de 150 participantes dos dois países, visa igualmente balancear as deliberações e recomendações da reunião anterior, a troca de informações para a resolução de problemas de forma pacífica, bem como reforçar as relações de cooperação nos domínios da defesa e segurança, entre os dois países.  

A sessão de abertura da reunião terá lugar numa das unidades hoteleiras da cidade, no dia 10, onde os peritos divididos em três sub-comités (defesa, segurança pública e segurança estatal, de Angola e Namíbia juntam-se para concertação e elaboração de documentos.

O dossier diz respeito a segurança estatal e pública de ambos os países, relacionado em crimes transfronteiriços, roubo de gado e viaturas, falsificação de documentos, entre outros.

Para quarta-feira, a sessão ministerial, cuja delegação angolana vai ser encabeçada pelo Ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, vai avaliar, discutir e aprovar documentos produzidos durante o encontro de concertação entre os peritos.

A 19ª reunião foi realizada em Outubro de 2015, na cidade de Swakopmund, na República da Namíbia, em que a comissão analisou a situação nos dois países, desde a 18ª sessão, considerada estável, na generalidade, no entanto manifestou a preocupação com o fenómeno de proliferação de igrejas estrangeiras em ambos os países, associadas ao radicalismo.

Angola e Namíbia partilham uma fronteira terrestre com uma extensão de mil e 376 quilómetros quadrados e desde 2007 a circulação de cidadãos dos dois países, nesta zona, é parcialmente livre.

 

Assuntos Defesa   Província » Huíla  

Leia também
  • 28/01/2019 19:42:26

    Jura apela à unidade face aos desafios das autarquias

    Lubango - O secretário nacional da Jura, Agostinho Kamuango, apelou nesta segunda-feira, no Lubango, província da Huíla, à unidade face ao que considerou ?desafios das autarquias?, processo que culmina em 2020 com as primeiras eleições autárquicas no país.

  • 21/01/2019 18:42:22

    Reequipamento da FAN nas prioridades das FAA

    Lubango - A aposta na formação e o reequipamento da Força Aérea Nacional (FAN), tendo em vista a sua progressiva modernização, destacam-se entre as prioridades das Forças Armadas Angolanas (FAA), afirmou esta segunda-feira, no Lubango (Huíla), o Chefe do Estado-Maior General, Egídio de Sousa Santos.

  • 18/01/2019 17:48:45

    Governador defende instalação urgente de tribunais de Comarca

    Lubango - O governador provincial da Huíla, Luís Manuel da Fonseca Nunes, defendeu esta sexta-feira, no Lubango, a urgência da implementação dos tribunais de Comarca do Lubango, Matala, Caconda e Quilengues, bem como o de relação da Huíla, no intuito de conferir maior celeridade processual e melhorar o ambiente de negócios na região.

  • 18/01/2019 15:01:31

    Novos gestores municipais priorizam sectores sociais

    Lubango - A melhoria saneamento básico, vias de acesso, educação, saúde, energia e águas destacam-se de entre as prioridades dos novos administradores municipais do Chipindo, Chicomba e Jamba, nomeados nesta quinta-feira e empossados hoje, no Lubango, pelo governador da Huíla, Luís Nunes.