Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Setembro de 2018 | 09h49 - Actualizado em 08 Setembro de 2018 | 09h48

Comissão Mista de Defesa e Segurança Angola/Namíbia reúne-se no Lubango

Lubango - A 20ª Reunião da Comissão Mista de Defesa e Segurança Angola/Namíbia, a decorrer de 10 a 13 do mês em curso, na cidade do Lubango, província da Huíla, vai prespectivar acções subsequentes de interesse bilateral, nos domínios da defesa e segurança entre os dois países.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Hotel Serra da Chela, palco do evento

Foto: Morais Silva

De acordo com um comunicado de imprensa chegado neste sábado, à Angop, nesta cidade, a actividade prevê juntar perto de 150 participantes dos dois países, visa igualmente balancear as deliberações e recomendações da reunião anterior, a troca de informações para a resolução de problemas de forma pacífica, bem como reforçar as relações de cooperação nos domínios da defesa e segurança, entre os dois países.  

A sessão de abertura da reunião terá lugar numa das unidades hoteleiras da cidade, no dia 10, onde os peritos divididos em três sub-comités (defesa, segurança pública e segurança estatal, de Angola e Namíbia juntam-se para concertação e elaboração de documentos.

O dossier diz respeito a segurança estatal e pública de ambos os países, relacionado em crimes transfronteiriços, roubo de gado e viaturas, falsificação de documentos, entre outros.

Para quarta-feira, a sessão ministerial, cuja delegação angolana vai ser encabeçada pelo Ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, vai avaliar, discutir e aprovar documentos produzidos durante o encontro de concertação entre os peritos.

A 19ª reunião foi realizada em Outubro de 2015, na cidade de Swakopmund, na República da Namíbia, em que a comissão analisou a situação nos dois países, desde a 18ª sessão, considerada estável, na generalidade, no entanto manifestou a preocupação com o fenómeno de proliferação de igrejas estrangeiras em ambos os países, associadas ao radicalismo.

Angola e Namíbia partilham uma fronteira terrestre com uma extensão de mil e 376 quilómetros quadrados e desde 2007 a circulação de cidadãos dos dois países, nesta zona, é parcialmente livre.

 

Assuntos Defesa   Província » Huíla  

Leia também
  • 06/09/2018 16:27:32

    Arguidos do desvio "milionário" aguardam julgamento em prisão preventiva

    Lubango - Os arguidos do caso de desvio de mais de 200 milhões de Kwanzas, destinados a aquisição de laboratórios para 23 escolas do II Ciclo da província da Huíla, vão aguardar pelo julgamento em regime de prisão preventiva.

  • 04/09/2018 18:31:11

    Detido antigo secretário-geral do governo provincial da Huíla

    Lubango - O antigo secretário-geral do governo provincial da Huíla, António Ndassindondyo, de 68 anos de idade, reformado em Maio último, foi hoje detido, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em cumprimento a uma ordem de prisão da PGR, por suposto envolvimento em crime de peculato, abuso de confiança, lavagem de dinheiro, associação criminosa e corrupção passiva.

  • 03/09/2018 20:16:11

    SIC detém director da Educação e antigo delegado das Finanças

    Lubango - O director do Gabinete Provincial da Educação, Américo Chicote, e o antigo delegado das Finanças, Sousa Dala, foram detidos hoje, segunda-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).