Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Setembro de 2018 | 09h49 - Actualizado em 08 Setembro de 2018 | 09h48

Comissão Mista de Defesa e Segurança Angola/Namíbia reúne-se no Lubango

Lubango - A 20ª Reunião da Comissão Mista de Defesa e Segurança Angola/Namíbia, a decorrer de 10 a 13 do mês em curso, na cidade do Lubango, província da Huíla, vai prespectivar acções subsequentes de interesse bilateral, nos domínios da defesa e segurança entre os dois países.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Hotel Serra da Chela, palco do evento

Foto: Morais Silva

De acordo com um comunicado de imprensa chegado neste sábado, à Angop, nesta cidade, a actividade prevê juntar perto de 150 participantes dos dois países, visa igualmente balancear as deliberações e recomendações da reunião anterior, a troca de informações para a resolução de problemas de forma pacífica, bem como reforçar as relações de cooperação nos domínios da defesa e segurança, entre os dois países.  

A sessão de abertura da reunião terá lugar numa das unidades hoteleiras da cidade, no dia 10, onde os peritos divididos em três sub-comités (defesa, segurança pública e segurança estatal, de Angola e Namíbia juntam-se para concertação e elaboração de documentos.

O dossier diz respeito a segurança estatal e pública de ambos os países, relacionado em crimes transfronteiriços, roubo de gado e viaturas, falsificação de documentos, entre outros.

Para quarta-feira, a sessão ministerial, cuja delegação angolana vai ser encabeçada pelo Ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, vai avaliar, discutir e aprovar documentos produzidos durante o encontro de concertação entre os peritos.

A 19ª reunião foi realizada em Outubro de 2015, na cidade de Swakopmund, na República da Namíbia, em que a comissão analisou a situação nos dois países, desde a 18ª sessão, considerada estável, na generalidade, no entanto manifestou a preocupação com o fenómeno de proliferação de igrejas estrangeiras em ambos os países, associadas ao radicalismo.

Angola e Namíbia partilham uma fronteira terrestre com uma extensão de mil e 376 quilómetros quadrados e desde 2007 a circulação de cidadãos dos dois países, nesta zona, é parcialmente livre.

 

Assuntos Defesa   Província » Huíla  

Leia também
  • 05/11/2018 20:21:31

    Huíla reforça combate à criminalidade

    Lubango - A província da Huíla reforçou nesta segunda-feira o combate à criminalidade, com a entrega de três viaturas novas ao Comando Provincial da Policial Nacional, pelo governador da Huíla, Luís Nunes.

  • 31/10/2018 19:27:21

    Governador quer mais dinamismo em Caconda

    Caconda - O governador da Huíla, Luís Nunes, pediu hoje (quarta-feira), em Caconda, ao novo administrador que faça um diagnóstico profundo das principais necessidades do município, com vista a implementar maior dinâmica à governação.

  • 25/10/2018 13:33:17

    Candidata à liderança da Jura apela à unidade

    Lubango - A candidata à liderança da Jura (organização juvenil da UNITA), Dulce Pataco, apelou à unidade e ao espírito de grupo, para suplantar ao que chamou de "degradação da unidade" nessa estrutura partidária.

  • 24/10/2018 17:43:03

    Província ganha Centro Integrado de Segurança Pública do MININT

    Lubango - Um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que visa conferir maior celeridade na actuação dos oficiais que integram as diversas forças de segurança no país, será nos próximos meses instalado no Lubango, província da Huíla, informou hoje, nesta cidade, o director nacional das Infra-Estruturas e Equipamentos do Ministério do Interior, Carlos Albino.