Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

04 Setembro de 2018 | 06h46 - Actualizado em 04 Setembro de 2018 | 11h03

Programa do 17 de Setembro decorre no Cuanza Norte

Ndalatando - O programa do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, foi aberto na segunda-feira, na cidade de Ndalatando, província do Cuanza Norte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A cerimónia foi orientada pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Paulo Tonet, em representação do governador José Maria Ferraz dos Santos.

Na ocasião, Paulo Tonet destacou o papel de Agostinho Neto na luta pela erradicação do analfabetismo em Angola e no resgate dos valores da cultura angolana, aconselhando os jovens a seguirem o seu exemplo.

O responsável disse que o fundador da Nação soube utilizar a cultura para manter a unidade do país.

Consta da jornada, que decorre sob o lema “Liberdade, educação e desenvolvimento”, a promoção de actividades desportivas, músico-cultural e a inauguração de diversos empreendimentos sociais, com destaque para escolas e postos de saúde em vários municípios da província.

No quadro das celebrações, serão inaugurados no município do Samba Caju a repartição municipal de educação, um sistema de distribuição de água no bairro Candumba, uma escola primária no Bairro Kiela e um posto de saúde no bairro Muloco.

 Já no Ngonguembo, o Hospital municipal vai ganhar uma morgue enquanto a comuna de Cavunga vai beneficiar de uma escola primária e um posto de saúde.

No município da Banga, serão inaugurados uma escola primária, parque infantil, residência para os técnicos da administração municipal, além de fontenários nos bairros periféricos da sede da circunscrição.

O município do Lucala vai contar com novo posto de saúde, na comuna De Quiangombe.

 Visitas a locais históricos e ciclos de palestras sobre “Visão de Agostinho Neto na promoção da alfabetização” e mesa redonda sobre “A vida e obra de Agostinho Neto” constam do programa.

O acto político provincial vai acontecer no dia 17 de Setembro, em Ndalatando.

Leia também
  • 31/10/2018 17:01:04

    UNITA apela ao respeito pelas diferenças

    Ndalatando - A UNITA pretende a tolerância e o respeito pelas diferenças políticas, visando a construção de uma Nação de paz e sem violência, afirmou hoje, quarta-feira, o secretário provincial do partido no Cuanza Norte, Francisco Fernandes “Falua”.

  • 31/10/2018 05:25:15

    Unita encerra jornada parlamentar no Cuanza Norte

    Ndalatando - As sétimas jornadas parlamentares da Unita encerraram segunda-feira, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, com resultados positivos, afirmou o presidente do grupo de deputados do partido à Assembleia Nacional.

  • 30/10/2018 07:01:05

    Parlamentares da Unita reforçam debate sobre autarquia

    Ndalatando - O Grupo Parlamentar da UNITA vai priorizar o debate do pacote legislativo autárquico durante a sessão legislativa da Assembleia Nacional, em resposta aos desafios políticos do país, informou na segunda-feira o presidente do partido, Isaías Samakuva.

  • 30/10/2018 06:01:54

    Deputado da UNITA minimiza transferência de competências

    Ndalatando - O deputado da UNIUA Adalberto da Costa Júnior minimizou na segunda-feira, na cidade de Ndalatando (Cuanza Norte), a iniciativa do governo central de transferir competências de alguns ministérios para os governos provinciais.