Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

04 Setembro de 2018 | 04h31 - Actualizado em 03 Setembro de 2018 | 19h33

Tribunais de comarca aproximam justiça aos cidadãos

Ndalatando - Os tribunais de comarca, a serem implementados no quadro da reforma judicial em curso em Angola, vão aproximar a justiça aos cidadãos economicamente desfavorecidos, considerou na segunda-feira, na cidade de Ndalatando, o delegado da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) no Cuanza Norte, Edson Lionjanga.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Delegado provincial da Ordem dos Advogados de Angola, Edson Lionjanga

Foto: Diniz Simão

Em declarações à Angop, o jurista frisou que a instalação desses tribunais de competências genéricas vai permitir aos cidadãos terem acesso aos tribunais, sem precisarem de se deslocar as capitais de província.

Esclareceu que o actual figurino prevê a existência de tribunais municipais, que julgam processos de pequena montra, enquanto os de querela (com molduras penais superiores a oito anos de prisão) são remetidos ao tribunal provincial, o que dificulta o acesso à justiça dos cidadãos com poucos recursos.

Segundo Edson Lionjanga, os tribunais de comarca terão maiores competências e vão garantir celeridade processual, assim como desafogar os tribunais.

Para si, a instituição desses tribunais vai colocar novos desafios a Ordem dos Advogados de Angola, dado o reduzido número de profissionais no país.

Criada em Setembro de 2017, a delegação da OAA no Cuanza Norte controla 19 advogados, sendo 14 estagiários.

Leia também
  • 05/02/2019 20:22:19

    Advogados divergem na "Burla Tailandesa"

    Luanda - O advogado dos réus Arsénio Manuel e André Roy no Caso Burla Tailandesa, Sérgio Raimundo, acusou o colega de profissão Carlos Salumbongo de estar em conflito de interesses, por defender os réus tailandeses e uma angolana, que se encontram em rota de colisão.

  • 01/02/2019 21:30:14

    FAA apela à transmissão de conhecimento

    Luanda - O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, Egídio de Sousa Santos, apelou hoje aos nacionalistas com conhecimento técnico e cientifico a transmitirem o seu legado às novas gerações, por forma a perspectivarem o futuro com a experiência do passado.

  • 01/02/2019 16:28:52

    Ex-director do INEA em prisão preventiva

    Luanda - O ex-director do Instituto de Estradas de Angola (INEA), Joaquim Sebastião, está em prisão preventiva, depois de ter sido ouvido quinta-feira (31) pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Luanda.

  • 31/01/2019 19:47:48

    Destacada importância de formação para eleições autárquicas

    Dondo - A segunda secretária provincial do MPLA no Cuanza Norte, Maria Inácio Jerónimo, destacou, esta quinta-feira, a importância da formação dos militantes desta formação política tendo em vista as eleições autárquicas.