Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

04 Setembro de 2018 | 04h31 - Actualizado em 03 Setembro de 2018 | 19h33

Tribunais de comarca aproximam justiça aos cidadãos

Ndalatando - Os tribunais de comarca, a serem implementados no quadro da reforma judicial em curso em Angola, vão aproximar a justiça aos cidadãos economicamente desfavorecidos, considerou na segunda-feira, na cidade de Ndalatando, o delegado da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) no Cuanza Norte, Edson Lionjanga.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Delegado provincial da Ordem dos Advogados de Angola, Edson Lionjanga

Foto: Diniz Simão

Em declarações à Angop, o jurista frisou que a instalação desses tribunais de competências genéricas vai permitir aos cidadãos terem acesso aos tribunais, sem precisarem de se deslocar as capitais de província.

Esclareceu que o actual figurino prevê a existência de tribunais municipais, que julgam processos de pequena montra, enquanto os de querela (com molduras penais superiores a oito anos de prisão) são remetidos ao tribunal provincial, o que dificulta o acesso à justiça dos cidadãos com poucos recursos.

Segundo Edson Lionjanga, os tribunais de comarca terão maiores competências e vão garantir celeridade processual, assim como desafogar os tribunais.

Para si, a instituição desses tribunais vai colocar novos desafios a Ordem dos Advogados de Angola, dado o reduzido número de profissionais no país.

Criada em Setembro de 2017, a delegação da OAA no Cuanza Norte controla 19 advogados, sendo 14 estagiários.

Leia também
  • 03/11/2018 18:21:27

    PGR anuncia resolução do caso do investidor americano

    Luanda - A Procuradoria Geral da República (PGR) anunciou, em comunicado, a resolução do caso do investidor norte-americano que havia sido expropriado do seu património pelo general António Francisco Andrade.

  • 31/10/2018 17:01:04

    UNITA apela ao respeito pelas diferenças

    Ndalatando - A UNITA pretende a tolerância e o respeito pelas diferenças políticas, visando a construção de uma Nação de paz e sem violência, afirmou hoje, quarta-feira, o secretário provincial do partido no Cuanza Norte, Francisco Fernandes “Falua”.

  • 31/10/2018 05:25:15

    Unita encerra jornada parlamentar no Cuanza Norte

    Ndalatando - As sétimas jornadas parlamentares da Unita encerraram segunda-feira, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, com resultados positivos, afirmou o presidente do grupo de deputados do partido à Assembleia Nacional.

  • 30/10/2018 07:01:05

    Parlamentares da Unita reforçam debate sobre autarquia

    Ndalatando - O Grupo Parlamentar da UNITA vai priorizar o debate do pacote legislativo autárquico durante a sessão legislativa da Assembleia Nacional, em resposta aos desafios políticos do país, informou na segunda-feira o presidente do partido, Isaías Samakuva.