Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

05 Setembro de 2018 | 05h56 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 05h56

Vice-Governadora destaca papel de "Neto" na conquista da Independência

Ondjiva - A vice-governadora do Cunene para o sector Político, Social e Económico, Albertina Teresa José, destacou segunda-feira, em Ondjiva, o papel desempenhado pelo primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, na conquista da Independência Nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Vice-governadora para o sector Político,Social e Económico - Albetina Teresa José

Foto: José Cachiva

A responsável, que falava no acto de abertura das jornadas do Herói Nacional, a comemora-se a 17 de Setembro, reconheceu o sacrifício consentido pelo fundador da Nação nos anos de vida dedicada a luta de libertação do país.

Lembrou que Agostinho Neto resistiu a todas essas adversidades até alcançar o seu principal objectivo, a libertação completa de Angola, a 11 de Novembro de 1975, feito que só viria a acontecer graças a uma generalizada luta armada contra o então regime português, na qual muitos angolanos perderam a vida.

Albertina José disse igualmente que o legado de António Agostinho Neto ultrapassou fronteiras, daí que foi considerado “ como um político perspicaz, de personalidade de contagiante humanismo, cuja voz não era apenas ouvida mas respeitada internacionalmente”.

Sublinhou também que para as jornadas estão mobilizados todos os sectores públicos e privados da província, com vista a enaltecer a figura histórica da vida de Agostinho Neto como fundador da nação.

Sob o lema ”Com Libertação e Desenvolvimento, Enaltecemos a figura de Neto”, a jornada comemorativa na província do Cunene contempla várias actividades entre inaugurações de infra-estruturas sociais, colóquios, palestras, visitas e outras de carácter cultural e desportivo.

Assuntos Sociedade  

Leia também
  • 28/01/2019 12:52:38

    Primeira-Dama participa em evento de mulheres nos EUA

    Luanda - A primeira-dama de Angola, Ana Dias Lourenço, participa terça-feira (29), em Nova Iorque, numa discussão de alto nível sobre Igualdade do Género, reservado a mulheres líderes, numa iniciativa da presidente da 73ª Sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, María Fernanda Espinosa Garcés.

  • 25/01/2019 17:04:16

    Lunda Sul implementa Comité dos Direitos Humanos

    Saurimo - Um Comité dos Direitos Humanos, tutelado pela direcção provincial da Justiça, vai ser implementado em Fevereiro próximo, na província da Lunda Sul, leste do país.

  • 12/01/2019 11:46:22

    Unidades penitenciárias registam superlotação acima dos 60 por cento

    Mbanza Kongo - As duas unidades penitenciárias (Nkiende e Mangue grande) existentes nos municípios de Mbanza Kongo e do Soyo, província do Zaire, registam, actualmente, uma superlotação na ordem dos 66 por cento, criando, deste modo, constrangimentos no seu funcionamento.

  • 08/12/2018 00:22:21

    Cuando Cubango: Ex-chefe dos recursos humanos da educação detido por tentativa de suborno

    Menongue - O Serviço do Investigação Criminal (SIC) no Cuando Cubango deteve, sexta-feira, em Menongue, o ex-chefe da secção dos recursos humanos do Gabinete provincial da educação, Justino Cassule, por tentativa de suborno.