Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

05 Setembro de 2018 | 05h56 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 05h56

Vice-Governadora destaca papel de "Neto" na conquista da Independência

Ondjiva - A vice-governadora do Cunene para o sector Político, Social e Económico, Albertina Teresa José, destacou segunda-feira, em Ondjiva, o papel desempenhado pelo primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, na conquista da Independência Nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Vice-governadora para o sector Político,Social e Económico - Albetina Teresa José

Foto: José Cachiva

A responsável, que falava no acto de abertura das jornadas do Herói Nacional, a comemora-se a 17 de Setembro, reconheceu o sacrifício consentido pelo fundador da Nação nos anos de vida dedicada a luta de libertação do país.

Lembrou que Agostinho Neto resistiu a todas essas adversidades até alcançar o seu principal objectivo, a libertação completa de Angola, a 11 de Novembro de 1975, feito que só viria a acontecer graças a uma generalizada luta armada contra o então regime português, na qual muitos angolanos perderam a vida.

Albertina José disse igualmente que o legado de António Agostinho Neto ultrapassou fronteiras, daí que foi considerado “ como um político perspicaz, de personalidade de contagiante humanismo, cuja voz não era apenas ouvida mas respeitada internacionalmente”.

Sublinhou também que para as jornadas estão mobilizados todos os sectores públicos e privados da província, com vista a enaltecer a figura histórica da vida de Agostinho Neto como fundador da nação.

Sob o lema ”Com Libertação e Desenvolvimento, Enaltecemos a figura de Neto”, a jornada comemorativa na província do Cunene contempla várias actividades entre inaugurações de infra-estruturas sociais, colóquios, palestras, visitas e outras de carácter cultural e desportivo.

Assuntos Sociedade  

Leia também
  • 31/08/2018 16:54:44

    Ordem dos advogados combate exercício ilegal da profissão

    Ndalatando - O combate ao exercício ilegal da advocacia e a dignificação dos profissionais constam das prioridades do núcleo da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) no Cuanza Norte, informou o delegado local da agremiação, Edson Lionjanga.

  • 30/08/2018 06:45:44

    Destruídos mais de seiscentos engenhos explosivos

    Ndalatando - Seiscentos e trinta e um engenhos explosivos em estado obsoleto que se encontravam soterrados algures na sede municipal de Quiculungo, província do Cuanza Norte, foram removidos e destruídos a 22 de Agosto, de acordo com o informe da Polícia Nacional.

  • 09/08/2018 12:25:30

    INAD retoma acções no bairro Kalikoque

    Huambo - Sete meses depois, o Instituto Nacional de Desminagem (INAD) retomou as suas acções no bairro Kalikoque, arredores da cidade do Huambo, onde está identificada uma área de dois mil e 10 metros quadrados suspeitos de possuir minas.