Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Setembro de 2018 | 12h20 - Actualizado em 12 Setembro de 2018 | 12h19

Comandante das FAA considera estável situação na fronteira Angola/Namíbia

Lubango - A situação na fronteira entre Angola e Namíbia, no domínio da defesa, é calma e estável, segundo o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (CEMG/FAA), Egídio de Sousa Santos "Disciplina".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Egídio de Sousa e Santos - CEMG/FAA

Foto: Joaquina Bento

O oficial superior falou na cidade do Lubango, província da Huíla, que acolheu, de segunda a terça-feira, o encontro do subcomité de Defesa que serve de antecâmara para o Fórum Ministerial de Defesa, Segurança Pública e Segurança Estatal.

O general de exército defendeu que, para manter a estabilidade, é necessário trabalhar no sentido de se identificar as vias para materializar os propósitos definidos pelos líderes de África, aquando do acto constitutivo da União Africana (UA).

Neste sentido, recomendou a manutenção da solidariedade nas diferentes organizações continentais e regionais em que estão inseridos, no intuíto de promover a paz, estabilidade e a unidade entre as nações.

Destacou algumas localidades angolanas, como Cassinga, Cahama e Cuito Cuanavale, que constituem memória comum para Angola e Namíbia.

Por sua vez, o seu homólogo da Namíbia, tenente-general João Mathuwa, mostrou-se satisfeito pelos projectos militares existentes entre os dois países, no quadro das relações de cooperação.

Neste domínio, a cooperação abrange a formação de oficiais militares.

Para além dos peritos do subcomité de Defesa, reuniram os subcomités de Segurança Pública e Segurança Estatal, para a concertação e elaboração de documentos sobre questões de interesse bilateral, nos domínios da defesa e segurança.

Angola e Namíbia partilham uma fronteira de mil e 376 quilómetros quadrados.

Assuntos Defesa   Província » Huíla  

Leia também
  • 28/01/2019 19:42:26

    Jura apela à unidade face aos desafios das autarquias

    Lubango - O secretário nacional da Jura, Agostinho Kamuango, apelou nesta segunda-feira, no Lubango, província da Huíla, à unidade face ao que considerou ?desafios das autarquias?, processo que culmina em 2020 com as primeiras eleições autárquicas no país.

  • 21/01/2019 18:42:22

    Reequipamento da FAN nas prioridades das FAA

    Lubango - A aposta na formação e o reequipamento da Força Aérea Nacional (FAN), tendo em vista a sua progressiva modernização, destacam-se entre as prioridades das Forças Armadas Angolanas (FAA), afirmou esta segunda-feira, no Lubango (Huíla), o Chefe do Estado-Maior General, Egídio de Sousa Santos.

  • 18/01/2019 17:48:45

    Governador defende instalação urgente de tribunais de Comarca

    Lubango - O governador provincial da Huíla, Luís Manuel da Fonseca Nunes, defendeu esta sexta-feira, no Lubango, a urgência da implementação dos tribunais de Comarca do Lubango, Matala, Caconda e Quilengues, bem como o de relação da Huíla, no intuito de conferir maior celeridade processual e melhorar o ambiente de negócios na região.

  • 18/01/2019 15:01:31

    Novos gestores municipais priorizam sectores sociais

    Lubango - A melhoria saneamento básico, vias de acesso, educação, saúde, energia e águas destacam-se de entre as prioridades dos novos administradores municipais do Chipindo, Chicomba e Jamba, nomeados nesta quinta-feira e empossados hoje, no Lubango, pelo governador da Huíla, Luís Nunes.