Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Setembro de 2018 | 12h20 - Actualizado em 12 Setembro de 2018 | 12h19

Comandante das FAA considera estável situação na fronteira Angola/Namíbia

Lubango - A situação na fronteira entre Angola e Namíbia, no domínio da defesa, é calma e estável, segundo o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (CEMG/FAA), Egídio de Sousa Santos "Disciplina".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Egídio de Sousa e Santos - CEMG/FAA

Foto: Joaquina Bento

O oficial superior falou na cidade do Lubango, província da Huíla, que acolheu, de segunda a terça-feira, o encontro do subcomité de Defesa que serve de antecâmara para o Fórum Ministerial de Defesa, Segurança Pública e Segurança Estatal.

O general de exército defendeu que, para manter a estabilidade, é necessário trabalhar no sentido de se identificar as vias para materializar os propósitos definidos pelos líderes de África, aquando do acto constitutivo da União Africana (UA).

Neste sentido, recomendou a manutenção da solidariedade nas diferentes organizações continentais e regionais em que estão inseridos, no intuíto de promover a paz, estabilidade e a unidade entre as nações.

Destacou algumas localidades angolanas, como Cassinga, Cahama e Cuito Cuanavale, que constituem memória comum para Angola e Namíbia.

Por sua vez, o seu homólogo da Namíbia, tenente-general João Mathuwa, mostrou-se satisfeito pelos projectos militares existentes entre os dois países, no quadro das relações de cooperação.

Neste domínio, a cooperação abrange a formação de oficiais militares.

Para além dos peritos do subcomité de Defesa, reuniram os subcomités de Segurança Pública e Segurança Estatal, para a concertação e elaboração de documentos sobre questões de interesse bilateral, nos domínios da defesa e segurança.

Angola e Namíbia partilham uma fronteira de mil e 376 quilómetros quadrados.

Assuntos Defesa   Província » Huíla  

Leia também
  • 05/11/2018 20:21:31

    Huíla reforça combate à criminalidade

    Lubango - A província da Huíla reforçou nesta segunda-feira o combate à criminalidade, com a entrega de três viaturas novas ao Comando Provincial da Policial Nacional, pelo governador da Huíla, Luís Nunes.

  • 31/10/2018 19:27:21

    Governador quer mais dinamismo em Caconda

    Caconda - O governador da Huíla, Luís Nunes, pediu hoje (quarta-feira), em Caconda, ao novo administrador que faça um diagnóstico profundo das principais necessidades do município, com vista a implementar maior dinâmica à governação.

  • 25/10/2018 13:33:17

    Candidata à liderança da Jura apela à unidade

    Lubango - A candidata à liderança da Jura (organização juvenil da UNITA), Dulce Pataco, apelou à unidade e ao espírito de grupo, para suplantar ao que chamou de "degradação da unidade" nessa estrutura partidária.

  • 24/10/2018 17:43:03

    Província ganha Centro Integrado de Segurança Pública do MININT

    Lubango - Um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que visa conferir maior celeridade na actuação dos oficiais que integram as diversas forças de segurança no país, será nos próximos meses instalado no Lubango, província da Huíla, informou hoje, nesta cidade, o director nacional das Infra-Estruturas e Equipamentos do Ministério do Interior, Carlos Albino.